Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76552
Tipo: | TCC |
Título : | O acesso ao Ensino Superior: uma análise sobre o Exame Nacional do Ensino Médio |
Autor : | Marques, Lara Maria Aquino |
Tutor: | Gomes, Valdemarin Coelho |
Palabras clave en portugués brasileño: | ENEM;Acesso;Ensino Superior;Mercantilização |
Palabras clave en inglés: | Access;Higher education;Commodification |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | MARQUES, Lara Maria Aquino. O acesso ao Ensino Superior: uma análise sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. 2023. 51 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho apresenta uma análise crítica do ENEM e destaca as contradições no acesso ao Ensino Superior. O trabalho está ancorado em uma pesquisa de cunho qualitativa, realizado a partir da pesquisa bibliográfica e documental, com análise das Leis de Diretrizes e Bases, de normativas que regem o ENEM e de pesquisas qualitativas. A estrutura da monografia envolve quatro capítulos, focando na compreensão das políticas educacionais, aportes legais do Ensino Superior, relação entre ENEM e Estado, e a financeirização e mercantilização da educação superior por meio de programas de financiamento estudantil como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI). O objetivo geral é investigar como o ENEM atua como mecanismo de acesso ao Ensino Superior, com ênfase na análise crítica do processo e suas implicações para a democratização real e de qualidade do Ensino Superior no Brasil. Por fim, depreende-se que o ENEM atua como dispositivo de retenção estudantil ao conceder acesso limitado à universidade pública e sua mudança de intencionalidade, revela seu caráter meritocrático. |
Abstract: | The present work provides a critical analysis of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) and highlights contradictions in access to Higher Education. The research is grounded in a qualitative approach, conducted through bibliographical and documentary research, including an analysis of the Lei de Diretrizes e Bases, regulations governing the ENEM, and qualitative studies. The monograph's structure comprises four chapters, focusing on understanding educational policies, legal contributions to Higher Education, the relationship between the ENEM and the State, and the financialization and commodification of higher education through student financing programs such as the Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) and the Programa Universidade para Todos (PROUNI). The overall objective is to investigate how the ENEM acts as a mechanism for access to Higher Education, with an emphasis on the critical analysis of the process and its implications for real democratization and quality of Higher Education in Brazil. Ultimately, it is inferred that the ENEM functions as a tool for student retention by providing limited access to public universities, and its shift in intention reveals its meritocratic nature. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76552 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1707492893447872 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8742258860132699 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_lmamarques.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.