Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, Eunice Andrade de Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Gabriele Cavalcante de-
dc.date.accessioned2024-03-12T22:10:47Z-
dc.date.available2024-03-12T22:10:47Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriele Cavalcante de. O papel do adulto de referência na construção da autonomia de bebês e de crianças bem pequenas: contribuições da Abordagem Pikler. 2023. 48 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76523-
dc.description.abstractThis work presents studies and reflections on the role of the reference adult in the development of autonomy in babies and very young children, highlighting the contributions of the Pikler Approach in this process. This approach prioritizes the valorization of the autonomous activities of the baby and child, the preservation of their integrity and recommends the humanization of care for them, in which the adult must be the voice that plays, the hand that asks, the time that does not end and treat it calmly. The general objective of the study is to understand the contributions of the Pikler Approach in promoting the autonomy of babies and very young children and, specifically, it aims to understand the processes through which children aged zero to three go through in building their autonomy, as well as discussing pedagogical practices in a daycare context with a view to developing the autonomy of babies and very young children. For this, we used a work by Emmi Pikler (1984), as well as research by her collaborators Falk (2016) and Tardos (2008), as well as investigations by scholars of this approach, such as Fochi (2015), Soares (2020), Kálló and Balog (2021), among other authors. Regarding methodological aspects, the research has a qualitative approach, being of a bibliographical type, and an analysis of a documentary called “Dos 3 aos 3”, which is inspired by Piklerian ideas, was also carried out. The research allowed us to conclude that the reference adult is essential in the construction of the autonomy of babies and very young children, as a mediator, who must facilitate this process by providing a safe environment, free play, a relationship of mutual trust, the construction of bonds affective aspects, the valorization of the autonomous activities of the baby and child and the possibility of them being active subjects in their actions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO papel do adulto de referência na construção da autonomia de bebês e de crianças bem pequenas: contribuições da Abordagem Piklerpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho apresenta estudos e reflexões sobre o papel do adulto de referência no desenvolvimento da autonomia de bebês e de crianças bem pequenas, destacando as contribuições da Abordagem Pikler nesse processo. Essa abordagem prioriza a valorização das atividades autônomas do bebê e da criança, a preservação de sua integridade e recomenda a humanização do cuidado a estes, no qual o adulto deve ser a voz que toca, a mão que pergunta, o tempo que não se encerra e trata com calma. O estudo tem por objetivo geral compreender o papel do adulto de referência na construção da autonomia de bebês e de crianças pequenas com base na abordagem Pikler e, especificamente objetiva analisar as contribuições da Abordagem Pikler na promoção da autonomia de bebês e de crianças bem pequenas; entender os processos pelos quais a criança de zero a três anos passa na construção da sua autonomia, bem como discutir práticas em contexto de creche tendo em vista o desenvolvimento da autonomia de bebês e crianças bem pequenas. Para isso, se recorreu a uma obra de Emmi Pikler (1984), assim como a pesquisas de suas colaboradoras Falk (2016) e Tardos (2008), além de investigações de estudiosos dessa abordagem, como Fochi (2015), Soares (2020), Kálló e Balog (2021), entre outros autores. No tocante aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo do tipo bibliográfico, tendo ainda sido realizada a análise de um documentário chamado “Dos 3 aos 3”, que é inspirado nas ideias piklerianas. A pesquisa permitiu concluir que o adulto de referência é imprescindível na construção da autonomia do bebê e da criança bem pequena, enquanto mediador, que deve facilitar esse processo proporcionando um ambiente seguro, o brincar livre, uma relação de confiança mútua, a construção de vínculos afetivos, a valorização das atividades autônomas do bebê e da criança bem pequena e a possibilidade de estes serem sujeitos ativos em suas ações.pt_BR
dc.subject.ptbrAbordagem Piklerpt_BR
dc.subject.ptbrBebês e crianças pequenaspt_BR
dc.subject.ptbrAutonomiapt_BR
dc.subject.ptbrAdulto de referênciapt_BR
dc.subject.enPikler Approachpt_BR
dc.subject.enBabies and young childrenpt_BR
dc.subject.enAutonomypt_BR
dc.subject.enAdult referencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5180742283020916pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8383-5588pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9007868559583902pt_BR
local.date.available2024-03-12-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_gcdelima.pdf668,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.