Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76511
Tipo: | TCC |
Título : | Avaliando a usabilidade do aplicativo Memrise focado no curso de inglês |
Autor : | Nascimento, Ítalo Rodrigues |
Tutor: | Jucá, Paulyne Matthews |
Palabras clave en portugués brasileño: | Usabilidade;Memrise;Avaliação heurística;Teste de usabilidade |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWARE |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | NASCIMENTO, Ítalo Rodrigues. Avaliando a usabilidade do aplicativo Memrise focado no curso de inglês . 2023. 88 f.Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Engenharia de Software, Quixadá, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Os aplicativos móveis, no contexto da educação, vem sendo cada vez mais utilizados como ferramenta de aprendizado no âmbito de línguas estrangeiras. O inglês, por exemplo, é o idioma mais popular entre os usuários que querem aprender uma nova língua. Nessa perspectiva, existem vários aplicativos que satisfazem as necessidades desses usuários, podendo ser encontrados facilmente na Play Store para download, e um deles é o Memrise, um aplicativo que vem ganhando milhares de usuários atualmente. No entanto, a qualidade da usabilidade desses aplicativos pode influenciar, significativamente, na experiência do usuário e, consequentemente, em seu aprendizado. Portanto, para investigar melhor esse contexto, o presente trabalho realizou uma avaliação de usabilidade no Memrise, utilizando dois métodos: avaliação heurística e teste de usabilidade. Os resultados mostraram que o aplicativo é um bom ambiente para aprender a língua inglesa. Entretanto, algumas sugestões foram apresentadas em relação a melhoria de funcionalidades, principalmente em elementos gamificados, buscando tornar a experiência mais envolvente para os usuários. |
Abstract: | Mobile applications in the context of education have been increasingly used as a learning tool in the field of foreign languages. English, for example, is the most popular language among users who want to learn a new language. From this perspective, there are several applications that satisfy the needs of these users, which can be easily found in the Play Store for download, and one of them is Memrise, an application that is currently gaining thousands of users. However, the quality of usability of these applications can significantly influence the user experience and, consequently, their learning. Therefore, to better investigate this context, the present work carried out a usability evaluation on Memrise, using two methods: heuristic evaluation and usability testing. The results showed that the application is a good environment for learning the English language. However, some suggestions were made regarding improving functionalities, mainly in gamified elements, seeking to make the experience more engaging for users. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76511 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/2812695592756155 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_irnascimento.pdf | 3,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.