Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJucá, Paulyne Matthews-
dc.contributor.authorNascimento, Ítalo Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-03-12T19:40:49Z-
dc.date.available2024-03-12T19:40:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ítalo Rodrigues. Avaliando a usabilidade do aplicativo Memrise focado no curso de inglês . 2023. 88 f.Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Engenharia de Software, Quixadá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76511-
dc.description.abstractMobile applications in the context of education have been increasingly used as a learning tool in the field of foreign languages. English, for example, is the most popular language among users who want to learn a new language. From this perspective, there are several applications that satisfy the needs of these users, which can be easily found in the Play Store for download, and one of them is Memrise, an application that is currently gaining thousands of users. However, the quality of usability of these applications can significantly influence the user experience and, consequently, their learning. Therefore, to better investigate this context, the present work carried out a usability evaluation on Memrise, using two methods: heuristic evaluation and usability testing. The results showed that the application is a good environment for learning the English language. However, some suggestions were made regarding improving functionalities, mainly in gamified elements, seeking to make the experience more engaging for users.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliando a usabilidade do aplicativo Memrise focado no curso de inglêspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs aplicativos móveis, no contexto da educação, vem sendo cada vez mais utilizados como ferramenta de aprendizado no âmbito de línguas estrangeiras. O inglês, por exemplo, é o idioma mais popular entre os usuários que querem aprender uma nova língua. Nessa perspectiva, existem vários aplicativos que satisfazem as necessidades desses usuários, podendo ser encontrados facilmente na Play Store para download, e um deles é o Memrise, um aplicativo que vem ganhando milhares de usuários atualmente. No entanto, a qualidade da usabilidade desses aplicativos pode influenciar, significativamente, na experiência do usuário e, consequentemente, em seu aprendizado. Portanto, para investigar melhor esse contexto, o presente trabalho realizou uma avaliação de usabilidade no Memrise, utilizando dois métodos: avaliação heurística e teste de usabilidade. Os resultados mostraram que o aplicativo é um bom ambiente para aprender a língua inglesa. Entretanto, algumas sugestões foram apresentadas em relação a melhoria de funcionalidades, principalmente em elementos gamificados, buscando tornar a experiência mais envolvente para os usuários.pt_BR
dc.subject.ptbrUsabilidadept_BR
dc.subject.ptbrMemrisept_BR
dc.subject.ptbrAvaliação heurísticapt_BR
dc.subject.ptbrTeste de usabilidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2812695592756155pt_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_irnascimento.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.