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Tipo: TCC
Título: O trabalho nas salas de recursos multifuncionais de professoras do Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de Fortaleza
Autor(es): Evaristo, Antonia Leila Gonçalves de Carvalho
Orientador: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Palavras-chave em português: Sala de Recurso Multifuncional;Professoras;Atendimento Educacional Especializado
Palavras-chave em inglês: Multifunctional Resource Room;Teachers;Specialized Educational Service
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: EVARISTO, Antonia Leila Gonçalves de Carvalho. O trabalho nas salas de recursos multifuncionais de professoras do Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de Fortaleza. 2023. 69 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Nesta pesquisa objetivou-se investigar o trabalho desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais por professoras do AEE da rede municipal de Fortaleza. Especificamente, intencionou-se: a) analisar o acompanhamento realizado por professoras do AEE junto aos estudantes público alvo da Educação Especial; b) identificar as atividades propostas por essas professoras a esses estudantes; e c) averiguar os recursos e/ou materiais utilizados por essas professoras em seus atendimentos nas Salas de Recursos Multifuncionais. Tendo como subsídios teóricos: Camargo, Gomes e Silveira (2016), Sánchez (2005), Neta e Gomes (2016), Bez (2016), Alves, Ferreira e Damázio (2010), Gomes, Poulin e Figueiredo (2010), Ropoli, Mantoan et al. (2010) e outros. Além de documentos legais, como: “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (BRASIL, 2008), Documento Orientador Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (BRASIL, 2013) e a Resolução nº 04/2009. Adotou-se a abordagem qualitativa, e para a construção dos dados utilizou-se entrevista semiestruturada e observação. Participaram três professoras de Atendimento Educacional Especializado que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais de três escolas da rede municipal de Fortaleza. Os resultados da pesquisa evidenciam que as atividades realizadas nas três SRMs abordam a leitura, escrita e jogos, utilizando-se da mediação, estratégias e etc. Concluímos que essas atividades trabalham os conteúdos curriculares de ensino em vez do desenvolvimento de autonomia e independência do aluno na superação das barreiras impeditivas de acesso e participação dos conhecimentos na sala de aula, assim indo de encontro a função do AEE.
Abstract: The objective of this research was to investigate the work developed in the Multifunctional Resource Rooms by SEA teachers from the municipal network of Fortaleza. Specifically, it was intended: a) to analyze the follow-up carried out by SEA teachers with students who are the target audience of Special Education; b) identify the activities proposed by these teachers to these students; and c) to ascertain the resources and/or materials used by these teachers in their care in the Multifunctional Resource Rooms. The theoretical subsidies were: Camargo, Gomes and Silveira (2016), Sánchez (2005), Neta and Gomes (2016), Bez (2016), Alves, Ferreira and Damázio (2010), Gomes, Poulin and Figueiredo (2010), Ropoli, Mantoan et al. (2010) and others. In addition to legal documents, such as: "National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education" (BRASIL, 2008), Guiding Document Program for the Implementation of Multifunctional Resource Rooms (BRASIL, 2013) and Resolution No. 04/2009. A qualitative approach was adopted, and semi-structured interviews and observation were used for data construction. Three teachers of Specialized Educational Service who work in the Multifunctional Resource Rooms of three schools in the municipal network of Fortaleza participated. The results of the research show that the activities carried out in the SRMs address reading, writing and games, using mediation, strategies and etc. We conclude that these activities work on the curricular contents of teaching instead of the development of autonomy and independence of the student in overcoming the barriers that prevent access and participation of knowledge in the classroom, thus meeting the function of the SES.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76500
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7816034019729753
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3072347002192936
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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