Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76402
Tipo: | Tese |
Título : | A história do Brasil e a construção da identidade nacional pelos livros didáticos do século XIX (1831-1898) |
Autor : | Rodrigues, Edvaldo Costa |
Tutor: | Jucá, Gisafran Nazareno Mota |
Palabras clave en portugués brasileño: | História do Brasil;Livro didático;Identidade nacional;Ensino de História;Império |
Palabras clave en inglés: | History of Brazil;Textbook;National identity;Teaching history;Empire |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | RODRIGUES, Edvaldo Costa. A história do Brasil e a construção da identidade nacional pelos livros didáticos do século XIX (1831-1898). 2023. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023 |
Resumen en portugués brasileño: | Esta tese investiga o papel da história do Brasil no processo de construção da identidade nacional no século XIX, tomando como objeto empírico livros didáticos publicados entre 1831 e 1898. A investigação incidiu sobre o conteúdo histórico de cinco livros de história do Brasil destinados ao ensino secundário, são eles: Resumo da Historia do Brasil até 1828 (1831) do major Henrique Luiz de Niemeyer Bellegarde a partir da tradução de Ferdinand Denis (1798- 1890), Compêndio da História do Brasil (1843) do general José Ignácio de Abreu e Lima, Lições de História do Brazil (1861) do Dr. Joaquim Manoel de Macedo, Lições de História do Brazil (1895) do padre Raphael Maria Galanti e Lições de História do Brazil (1898) do Dr. Luís de Queirós Mattoso Maia. A pesquisa é de natureza qualitativa com viés documental e histórico, inserindo-se na perspectiva da História Cultural, devido à sua relação com a cultura escolar e a história da educação. A análise comparativa em torno dos conteúdos revelou a pertinência entre a história do Brasil nos respectivos livros didáticos e o processo de construção da identidade nacional como um projeto de Estado durante o século XIX. Os livros didáticos, enquanto veículos portadores de valores, contribuíram para produzir um imaginário sobre o Brasil como uma nação autônoma politicamente, organizada administrativa e territorialmente. Além da dimensão econômica, mostraram que o Brasil tinha uma ligação política e cultural com Portugal, pois mesmo com a passagem da colônia para o Império, permanecia no trono um representante da Casa de Bragança. As narrativas históricas, dadas como prontas, inclinaram para um viés positivista, compondo uma história linear e exemplar cujos fatos apresentavam relação de causa e efeito, mas sem espaço para articulação e reflexão, induzindo, portanto, a uma análise isolada dos acontecimentos históricos. Além disto, caracterizaram-se pela exaltação dos heróis nacionais, a organização cronológica dos fatos e a valorização dos documentos como fontes de verdades históricas. Também, percebeu-se, traços do historicismo, principalmente quanto a inserção do homem num certo universo histórico de valores exemplares. Conforme os livros, conclui-se que a identidade nacional difundida para o brasileiro era que este descendia de um povo branco, português e católico, originado durante a colonização, não tinha descendência do índio e nem do negro africano. |
Abstract: | This thesis investigates the role of Brazilian history in the process of construction of national identity in the 19th century, taking as its empirical object textbooks published between 1831 and 1898. The investigation focused on the historical content of five Brazilian history books intended for secondary education. , they are: Summary of the History of Brazil until 1828 (1831) by Major Henrique Luiz de Niemeyer Bellegarde based on the translation by Ferdinand Denis (1798-1890), Compendium of the History of Brazil (1843) by General José Ignácio de Abreu e Lima , Lessons on the History of Brazil (1861) by Dr. Joaquim Manoel de Macedo, Lessons on the History of Brazil (1895) by Father Raphael Maria Galanti and Lessons on the History of Brazil (1898) by Dr. Luís de Queirós Mattoso Maia. The research´s nature is qualitative with a documentary and historical bias, working in the perspective of Cultural History, due to its relationship with school culture and the history of education. The comparative analysis concerning the contents revealed the relevance between the history of Brazil in the respective textbooks and the process of building a national identity as a State project during the 19th century. Textbooks, as vehicles that port values, contributed to producing an imaginary about Brazil as a politically autonomous nation, organized administratively and territorially. In addition to the economic dimension, they showed that Brazil had a political and cultural connection with Portugal, for even though the transition from colony to Empire, an agent of the House of Bragança remained on the throne. The historical narratives, considered ready-made, tended towards a positivist bias, composing a linear and exemplary history which facts presented a cause and effect relationship, but without space for articulation and reflection, therefore inducing an isolated analysis of historical events. Furthermore, they were characterized by the exaltation of national heroes, the chronological organization of facts and the valorization of documents as sources of historical truths. Also it was noticed traces of historicism, mainly regarding the insertion of man in a certain historical universe of exemplary values. According to the books, it is concluded that the national identity disseminated to Brazilians was that they descended from a white, portuguese and catholic people, originated during the colonization, and did not have indian or black African descent. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76402 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0003-0312-6330 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8377444347355655 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-6240-2262 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0833133979224938 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tese_ecrodrigues.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.