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Type: Tese
Title: A sala de aula online colaborativa na perspectiva da Teoria da Objetivação: uma experiência de formação continuada
Authors: Almeida Neto, Carlos Alves de
Advisor: Soares, Maria Jose Costa dos Santos
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino de matemática;Teoria da Objetivação;Formação de professores;Sala de aula on-line
Keywords in English : Mathematics education;Objectification Theory;Teacher education;Online classroom
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2023
Citation: ALMEIDA NETO, Carlos Alves de. A sala de aula online colaborativa na perspectiva da Teoria da Objetivação: uma experiência de formação continuada. 2023. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pandemia COVID-19 revelou aspectos de um ensino presencial repleto de falhas didáticas, que se evidenciaram de forma mais impactante na sala de aula remota. Inquietados por essa problemática, nos propomos a responder a seguinte questão: Como se constitui o ensino de matemática em uma sala de aula on-line colaborativa na perspectiva da Teoria da Objetivação? Frente a este questionamento, entendemos que a compreensão, construção e experimentação de um espaço on-line de interação entre professor e estudantes, que nomeamos de Sala de aula online colaborativa, na perspectiva da Teoria da Objetivação, baseada no labor conjunto dentro de uma ética comunitária, potencializa o desenvolvimento de docentes e discentes reflexivos-ativos na atualização de saberes matemáticos. Objetiva-se nesta pesquisa conceituar a sala de aula online colaborativa na perspectiva da Teoria da Objetivação, destacando os princípios da ética comunitária, do ser, saber, conhecer e vir a ser, no âmbito dos processos de objetivação e de subjetivação, apresentando suas principais características e potencialidades para o ensino da matemática. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem exploratória, em que o processo e o seu significado são os focos principais desta abordagem, levando o pesquisador a manter contato direto com o ambiente e o objeto de estudo em questão, a partir de uma formação docente on-line. Em termos procedimentais e de coleta de dados, a pesquisa contou com as etapas: (I) pesquisa bibliográfica, uma vez que buscamos a compreensão sobre os pressupostos da Teoria da Objetivação e das características de uma sala de aula on-line colaborativa e (II) pesquisa exploratória, por meio da investigação, triangulação e análise das falas dos professores nos fóruns de discussão da plataforma TelEduc multimeios e formulários eletrônicos e pela observação dos encontros síncronos, como produtos das 3 últimas edições, de 2021 a 2023 do Projeto de Extensão Matemática do Zero. A análise dos dados foi qualitativa, ocorrendo a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) e com o aporte do software CHIC (Classification Hiérarchique Implicative et Cohésitive, - Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva). Apoia-se nos princípios da Teoria da Objetivação, que envolvem: ética comunitária, labor conjunto e aprendizagem colaborativa. Os resultados apontam que tais reflexões colaboram para que os pesquisadores percebam a importância de adaptar esses princípios às tecnologias educacionais digitais, proporcionando, mesmo que remotamente, um engajamento ombro a ombro de estudantes e professor. Entendemos que, ao lançarmos um olhar investigativo sobre a influência deste novo ambiente de sala de aula de matemática, bem como sobre os 20 sujeitos envolvidos nesta pesquisa, entre professores cursistas e formadores, levantamos reflexões que fortaleceram as relações entre a Formação de Professores e a Educação Matemática. Concluímos que o desenvolvimento dos processos de compreensão, construção e experimentação desse ambiente de ensino-aprendizagem on-line que chamamos de sala de aula on-line colaborativa, na perspectiva da Teoria da Objetivação, potencializou a atualização de saberes da matemática, na medida em que se evidenciou os princípios do compromisso, responsabilidade e cuidado com o outro em meio a um labor conjunto remoto. Esperamos que esse modelo de sala aula on-line colabore para o desenvolvimento de aprendizagens colaborativas, com suporte na Teoria da Objetivação.
Abstract: The COVID-19 pandemic revealed aspects of in-person teaching full of didactic flaws, which became more striking in the remote classroom. Concerned by this problem, we propose to answer the following question: How is mathematics teaching in a collaborative online classroom from the perspective of Objectification Theory? Faced with this question, we understand that the understanding, construction and experimentation of an online space for interaction between teacher and students, which we call Collaborative Online Classroom, from the perspective of Objectivation Theory, based on joint work within of a community ethic, enhances the development of reflective-active teachers and students in updating mathematical knowledge. The objective of this research is to conceptualize the collaborative online classroom from the perspective of the Theory of Objectification, highlighting the principles of community ethics, being, knowing, knowing and becoming, within the scope of the processes of objectification and subjectivation, presenting its main characteristics and potential for teaching mathematics. Methodologically, the research is qualitative in nature, with an exploratory approach, in which the process and its meaning are the main focuses of this approach, leading the researcher to maintain direct contact with the environment and the object of study in question, from a online teacher training. In procedural and data collection terms, the research included the following steps: (I) bibliographical research, as we sought to understand the assumptions of the Theory of Objectification and the characteristics of a collaborative online classroom and (II ) exploratory research, through investigation, triangulation and analysis of teachers' speeches in the discussion forums of the TelEduc multimedia platform and electronic forms and by observing synchronous meetings, as products of the last 3 editions, from 2021 to 2023 of the Mathematics Extension Project from Zero. Data analysis was qualitative, using Discursive Textual Analysis (ATD) and with the support of the CHIC software (Classification Hiérarchique Implicative et Cohésitive, - Hierarchical, Implicative and Cohesive Classification). It is based on the principles of Objectification Theory, which involve: community ethics, joint work and collaborative learning. The results indicate that such reflections help researchers realize the importance of adapting these principles to digital educational technologies, providing, even remotely, shoulder-to-shoulder engagement between students and teacher. We understand that, by taking an investigative look at the influence of this new mathematics classroom environment, as well as on the 20 subjects involved in this research, including course teachers and trainers, we raised reflections that strengthened the relationships between Teacher Training and Mathematics Education. We conclude that the development of the processes of understanding, construction and experimentation of this online teaching-learning environment that we call a collaborative online classroom, from the perspective of Objectivation Theory, enhanced the updating of mathematics knowledge, to the extent that which highlighted the principles of commitment, responsibility and care for others in the midst of remote joint work. We hope that this online classroom model will contribute to the development of collaborative learning, supported by the Theory of Objectification.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76390
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8000545238420337
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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