Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76384
Tipo: TCC
Título : Relação entre acesso à educação superior e o desenvolvimento regional nordestino
Autor : Pereira, Samuel de Sousa
Tutor: Gomes, José Weligton Félix
Palabras clave en portugués brasileño: Educação Superior;Desenvolvimento Regional;Índice de desenvolvimento humano - IDH;Região Nordeste
Palabras clave en inglés: Higher education;Regional development;Human development index - HDI;Northeast Region
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : PEREIRA, Samuel de Sousa. Relação entre acesso à educação superior e o desenvolvimento regional nordestino. 2023. 32 f. TCC (Curso de graduação em Ciências Econômicas) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo possui como objetivo a investigação empírica da relação entre educação superior e desenvolvimento regional nordestino dos anos de 2012 a 2017, considerando como indicador de desenvolvimento regional o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e, como indicadores de educação, a taxa de frequência líquida ao ensino superior e percentual de 25 anos ou mais de idade com ensino superior completo. Para isso, utilizou-se o modelo de dados em painel. As informações foram extraídas das bases de dados do IBGE, IPEADATA e Ministério da Fazenda. De acordo com os resultados obtidos, constatou-se uma relação positiva entre os indicadores referentes não somente ao ensino superior, mas também à educação em geral, que por sua vez, resultou na elevação do nível de desenvolvimento regional (IDH). Diante dessas evidências apresentadas, sugere-se a implantação de mecanismos de incentivos educacionais, considerando como uma alternativa o uso de políticas públicas, a fim de incentivar a geração de oportunidades à educação superior e, consequentemente, elevar o IDH da região nordestina.
Abstract: The objective of this study is the empirical investigation of the relationship between higher education and regional development in the Northeast from 2012 to 2017, considering the Human Development Index (HDI) as a regional development indicator and, as education indicators, the attendance rate net access to higher education and percentage of 25 years of age or older with higher education. For this, the panel data model was used. The information was extracted from the IBGE, IPEADATA and Ministry of Finance databases. According to the results obtained, there was a positive relationship between the indicators referring not only to higher education, but also to education in general, which, in turn, resulted in an increase in the level of regional development (HDI). Given this evidence presented, it is suggested the implementation of educational incentive mechanisms, considering the use of public policies as an alternative, in order to encourage the generation of opportunities for higher education and, consequently, raise the HDI of the northeastern region
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76384
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-5983-9204
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9050587244220008
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SOBRAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_sspereira.pdf851,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.