Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76384
Tipo: TCC
Título: Relação entre acesso à educação superior e o desenvolvimento regional nordestino
Autor(es): Pereira, Samuel de Sousa
Orientador: Gomes, José Weligton Félix
Palavras-chave em português: Educação Superior;Desenvolvimento Regional;Índice de desenvolvimento humano - IDH;Região Nordeste
Palavras-chave em inglês: Higher education;Regional development;Human development index - HDI;Northeast Region
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Data do documento: 2023
Citação: PEREIRA, Samuel de Sousa. Relação entre acesso à educação superior e o desenvolvimento regional nordestino. 2023. 32 f. TCC (Curso de graduação em Ciências Econômicas) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumo: O presente estudo possui como objetivo a investigação empírica da relação entre educação superior e desenvolvimento regional nordestino dos anos de 2012 a 2017, considerando como indicador de desenvolvimento regional o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e, como indicadores de educação, a taxa de frequência líquida ao ensino superior e percentual de 25 anos ou mais de idade com ensino superior completo. Para isso, utilizou-se o modelo de dados em painel. As informações foram extraídas das bases de dados do IBGE, IPEADATA e Ministério da Fazenda. De acordo com os resultados obtidos, constatou-se uma relação positiva entre os indicadores referentes não somente ao ensino superior, mas também à educação em geral, que por sua vez, resultou na elevação do nível de desenvolvimento regional (IDH). Diante dessas evidências apresentadas, sugere-se a implantação de mecanismos de incentivos educacionais, considerando como uma alternativa o uso de políticas públicas, a fim de incentivar a geração de oportunidades à educação superior e, consequentemente, elevar o IDH da região nordestina.
Abstract: The objective of this study is the empirical investigation of the relationship between higher education and regional development in the Northeast from 2012 to 2017, considering the Human Development Index (HDI) as a regional development indicator and, as education indicators, the attendance rate net access to higher education and percentage of 25 years of age or older with higher education. For this, the panel data model was used. The information was extracted from the IBGE, IPEADATA and Ministry of Finance databases. According to the results obtained, there was a positive relationship between the indicators referring not only to higher education, but also to education in general, which, in turn, resulted in an increase in the level of regional development (HDI). Given this evidence presented, it is suggested the implementation of educational incentive mechanisms, considering the use of public policies as an alternative, in order to encourage the generation of opportunities for higher education and, consequently, raise the HDI of the northeastern region
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76384
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-5983-9204
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9050587244220008
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_sspereira.pdf851,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.