Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76334
Tipo: Tese
Título : A literatura no ensino fundamental: um estudo sobre a qualificação docente e as estratégias de formação de leitores do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC) do Estado do Ceará
Autor : Moreira, Maria Efigênia Alves
Tutor: Coutinho, Fernanda Maria Abreu
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino de literatura;Formação docente;Mediação de leitura
Palabras clave en inglés: Literature teaching;Teacher training;Reading mediation
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : MOREIRA, Maria Efigênia Alves. A literatura no ensino fundamental: um estudo sobre a qualificação docente e as estratégias de formação de leitores do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC) do Estado do Ceará. Orientadora: Fernanda Maria Abreu Coutinho. 2023. 197 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem por objetivo investigar como a literatura vem sendo trabalhada no ensino fundamental na rede pública de ensino do estado do Ceará, com foco na qualificação docente e nas estratégias de formação de leitores propostas pelo Eixo de Literatura e Formação do Leitor, do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC). Para tanto, foi realizado um levantamento sobre o ensino de literatura no estado, a partir das orientações curriculares, que guiam as matrizes dos currículos escolares. A discussão sobre o ensino de literatura não é nova, está presente em muitas instâncias e fóruns pela relevância que expressa, e não se esgota, uma vez que precisa ser ressignificada diante da dinâmica social que propõe ou impõe novos fluxos, exigindo um repensar sobre essa arte no mundo contemporâneo, especialmente na sala de aula. Discutir a importância da literatura no âmbito escolar é uma esfera de poder curricular, quando correntes pedagógicas de tendências que primam por um ensino por competências e habilidades muitas vezes sufocam ou suprimem o tempo da literatura nas rotinas pedagógicas. Embora não seja possível mensurar de forma imediata e quantitativa os benefícios da literatura na formação humana, documentos oficiais requerem da escola a formação política, ética e estética dos estudantes, e o ensino de literatura certamente cumpre em grande parte esses requisitos da formação crítica, participativa, emocional e emancipatória. Durante a investigação foram discutidos temas referentes à literatura infantil, bem como a formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras, e a formação continuada. E, para uma maior compreensão do Eixo de Literatura e Formação do Leitor, as ações foram brevemente apresentadas, com ênfase na formação docente e nas metodologias propostas para fomentar o trabalho em sala de aula. Entre as metodologias utilizadas destaca-se o Círculo de Cultura aplicado à literatura, que promove uma formação estética, cultural e dialógica. A pesquisa é qualitativa, com método de procedimento de caráter descritivo, explicativo e exploratório, sendo que a técnica utilizada foi a pesquisa documental, além de estudo de caso com coleta de dados e análises de resultados, a partir de entrevistas realizadas com professores que participaram das formações e ressaltaram a importância delas para o desenvolvimento do trabalho de mediação de leitura. Sobre o aspecto bibliográfico, foram estudados teóricos que discutem literatura, ensino, formação de professores e mediação de leitura, como Todorov (2009), Jouve (2012), Candido (2017), Patte (2012), Compagnon (2012), Bettelheim (2012), Cavalcanti (2004), Zilberman e Lajolo (2017), Zilberman e Magalhães (2005), Zilberman e 7 Cademartori (2009), Souza (2006), Turchi (2016), Becker (2001), Coelho (2000), Colomer (2003), Antunes (2015, 2016), Costa (2013), Cosson (2016), Miguez (2009), Dalvi (2013), Rouxel (2013), Freire (2001, 2003, 2004), entre outros. Esta pesquisa é a primeira a analisar as metodologias de ensino de literatura no âmbito do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC) e mostra a importância da sistematização e acompanhamento de políticas de fomento à leitura literária, aponta caminhos para a continuidade do Eixo e revela o quanto as ações implementadas têm contribuído para a formação leitora dos estudantes cearenses.
Abstract: This work aims to investigate the literature in elementary education in the State of Ceará, focusing on teacher training and reader training strategies proposed by the Axis of Literature and reader training, of the Programa Aprendizagem na Idade Certa 'Literacy in the Right Age Program' - PAIC. In order to do so, a survey was carried out on the teaching of literature in the State and its conception, based on the curricular guidelines, which guide the matrices of school curricula. The discussion about the teaching of literature is not new, it is present in many instances and forums because of the relevance that it expresses and is not still exhausted, since it needs to be re-signified due to the social dynamics, which proposes or imposes new flows, requiring a rethink about the presence of literature in the contemporary world. The discussions about the importance of literature in the school environment is a question of curricular power, when trends that strive for the teaching of competences and skills inquire about the validity of literature in occupying time in the school curriculum. During this investigation, topics related to children's literature suc as conceptions, importance and teaching in Brazil and Ceará were discussed. The initial and the continuing training of teachers of Pedagogy and Portuguese Language/Literature who will act as reading mediators in basic education was also discussed. In order to a better understanding of the Literature Axis and Reader Training, a quick presentation of its actions was carried out, but the focus is on the teacher training and on the proposed methodologies that promotes the work of teachers in the classroom as reading mediators. Among the employed methodologies, the Culture Circle applied to literature stands out, which promotes an aesthetic, cultural and dialogic formation, with a focus on reception. Within the scope of this research, in addition to the bibliographic and documentary survey, interviews with teachers who participated in the training and with the core manager of the Axis, which in 2022 completed fifteen years of implementation, were also carried out. This research is qualitative, and it applies a descriptive and explanatory method of procedure, and the technique used was bibliographic research, with the help of theorists who discuss literature, teaching, teacher training and reading mediation, in addition to data collection and analysis of results. Some of the consulted authors and works were Todorov (2009), Jouve (2012), Candido (2017), Patte (2012), Compagnon (2012), Bettelheim (2012) Lois (2010) and Cavalcanti (2004), Zilberman and Lajolo (2017), Zilberman and Magalhães (2005), Zilberman and Cademartori (2009), Souza (2006), Turchi (2016), Becker (2001), Coelho (2000), Colomer (2003), Antunes (2015, 2016), Costa (2013), Cosson (2016), Miguez (2009), Dalvi (2013), Rouxel (2013), Freire (2001, 2003, 2004), among others. This research is the first that focuses 9 on literature teaching methodologies within the scope of the Literacy at the Right Age Program (PAIC) and shows the importance of systematization and monitoring of reader training policies. In addition, it sets out to address reflections that can lead to other researches in the field of Reading in the school space, besides to pointing out ways to continue reader training policy in Ceará.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76334
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1396126686245960
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-5367-6010
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1686880676530862
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tese_meamoreira.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.