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Tipo: Dissertação
Título : Uma proposta de leitura semiótico-discursiva de As aventuras de Ngunga para o 9.º ano do Ensino Fundamental
Título en inglés: A semiotic-discursive reading proposal of the Adventures of Ngunga for the 9th year of elementary school
Autor : Sousa, Paulo Eugênio Rifane de
Tutor: Oliveira Júnior, José Leite de
Palabras clave en portugués brasileño: Semiótica Discursiva;Literatura angolana;letramento literário;Ensino Fundamental
Palabras clave en inglés: Discursive Semiotics;Angolan literature;Literary literacy;Elementary School
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Fecha de publicación : 2024
Citación : SOUSA, Paulo Eugênio Rifane de. Uma proposta de leitura semiótico discursiva de As aventuras de Ngunga para o 9.º ano do ensino fundamental. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem como finalidade contribuir com o letramento literário de estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental por meio da leitura da obra literária angolana As aventuras de Ngunga, escrita por Pepetela. Para esse fim, foram elaborados sua análise semiótica e um caderno pedagógico baseado na sequência básica do letramento literário, de Cosson (2022), sendo utilizados os pressupostos teórico-procedimentais da Semiótica Discursiva, de Algirdas Julien Greimas para execução da etapa da interpretação. Dessa forma, este trabalho tomou como referencial teórico Greimas (1974), Greimas; Courtés (1979), Fiorin (2018), Saraiva; Leite (2017), Barros (2016) e Lima (2021) para a Semiótica Discursiva; Leite (1998), Fonseca; Moreira (2007), Chaves (1999), Lauriti (2009) e Afonso (2020) para um panorama da obra de Pepetela; e Cosson (2022) para o letramento literário. Esta pesquisa teve como método principal a revisão bibliográfica, além de ser de natureza propositiva e de abordagem qualitativa e descritiva, dado o seu objetivo. Constatou-se que para transpor didaticamente a análise semiótica é necessário flexibilizar a metalinguagem de forma que estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental ou até mesmo professores(as) que não estudaram tal teoria participem indiretamente de um percurso de análise de forma tutorada, isto é, seguindo os procedimentos de uma análise por meio de atividades com perguntas estratégicas, oriundas das etapas do percurso gerativo do sentido que, ao serem respondidas pelos estudantes, revelam informações de como o sentido é construído no texto. Com isso, concluiu-se que utilizar a Semiótica Discursiva na etapa da interpretação contribui com o letramento literário dos estudantes, que passam a perceber que há camadas no texto que atuam para a geração do sentido. Além disso, constatou-se que é possível inserir textos literários africanos lusófonos no Ensino Fundamental, aproveitando do próprio texto os conteúdos que possui, sem recorrer a tantos elementos externos a ele para compreendê-lo e que a utilização da sequência básica atribuiu um caráter lúdico para as atividades, inspiradas nas oficinas de Cosson (2022), o que retirou a prática da pós-leitura da obra dos formatos tradicionais das fichas de leitura ou questionários, estimulando a sociabilidade entre os estudantes e sua participação ativa na demonstração do que compreenderam do texto.
Abstract: This research aims to contribute to the literary literacy of students in the 9th year of Elementary School through reading the Angolan literary work As Aventuras de Ngunga, written by Pepetela. To this end, a semiotic analysis and a pedagogical notebook were prepared based on the basic sequence of literary literacy, by Cosson (2022), using the theoretical-procedural assumptions of Discursive Semiotics, by Algirdas Julien Greimas to carry out the interpretation stage. Therefore, this work took Greimas (1974), Greimas; Courtés (1979), Fiorin (2018), Saraiva; Leite (2017), Barros (2016) and Lima (2021) for Discursive Semiotics; Leite (1998), Fonseca; Moreira (2007), Chaves (1999), Lauriti (2009) and Afonso (2020) for an overview of Pepetela's work; and Cosson (2022) for literary literacy. This research had as its main method the bibliographic review, in addition to being propositional in nature and with a qualitative and descriptive approach, given its objective. It was found that to transpose semiotic analysis didactically it is necessary to make the metalanguage more flexible so that students in the 9th year of Elementary School or even teachers who have not studied such theory can indirectly participate in an analysis course in a tutored way, that is, following the procedures of an analysis through activities with strategic questions, arising from the stages of the generative path of meaning that, when answered by students, reveal information about how meaning is constructed in the text. With this, it was concluded that using Discursive Semiotics in the interpretation stage contributes to the literary literacy of students, who begin to realize that there are layers in the text that act to generate meaning. Furthermore, it was found that it is possible to insert Portuguese-speaking African literary texts in Elementary Education, taking advantage of the contents it contains from the text itself, without resorting to so many elements external to it to understand it, and that the use of the basic sequence gave it a playful character. for the activities, inspired by Cosson's (2022) workshops, which removed the practice of post-reading the work from the traditional formats of reading sheets or questionnaires, encouraging sociability among students and their active participation in demonstrating what they understood from the text.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76275
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0400679991531921
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1037793897092173
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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