Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76238
Tipo: TCC
Título : Ensino de pensamento computacional para alunos dos anos finais do ensino fundamental utilizando computação desplugada e pseudocódigo
Autor : Ramos, Alex de Sousa
Tutor: Paula Júnior, Iális Cavalcante de
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino desplugado;Pensamento computacional;Estratégias de ensino;Alunos do ensino fundamental
Palabras clave en inglés: Unplugged teaching;Computational thinking;Teaching strategies;Elementary school students
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : RAMOS, Alex de Sousa. Ensino de pensamento computacional para alunos dos anos finais do ensino fundamental utilizando computação desplugada e pseudocódigo. 2023. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) Campus da Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho aborda o ensino de pensamento computacional para alunos dos anos finais do ensino fundamental utilizando computação desplugada e pseudocódigo. O pensamento computacional é uma habilidade essencial para o mundo digital, que envolve a capacidade de resolver problemas de forma lógica e sistemática, utilizando conceitos e técnicas da computação (WING, 2006). No entanto, o ensino de programação pode ser desafiador para alunos do ensino fundamental, especialmente em escolas públicas que muitas vezes não possuem recursos tecnológicos adequados (RIBEIRO et al., 2013). Nesse contexto, a computação desplugada e o pseudocódigo podem ser alternativas viáveis para o ensino de programação, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de pensamento computacional sem a necessidade de equipamentos eletrônicos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de ensino de pensamento computacional desplugado e pseudocódigo para alunos do ensino fundamental, avaliando sua eficácia e impacto na formação dos alunos.
Abstract: This work addresses the teaching of computational thinking to students in the final years of elementary school using unplugged computing and pseudocode. Computational thinking is an essential skill for the digital world, involving the ability to solve problems in a logical and systematic way, using concepts and techniques from computer science (WING, 2006). However, teaching programming can be challenging for elementary school students, especially in public schools that often lack adequate technological resources (RIBEIRO et al., 2013). In this context, unplugged computing and pseudocode can be viable alternatives for teaching programming, allowing students to develop computational thinking skills without the need for electronic devices. The aim of this work is to present a proposal for teaching unplugged computing and pseudocode to elementary school students, assessing its effectiveness and impact on student development.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76238
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4993844264547630
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-2374-4817
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5022453748409432
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO-SOBRAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_asramos.pdf48,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.