Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76114
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliação em profundidade do Instituto Federal do Ceará: o Campus Baturité e sua relação com a inserção das juventudes no mundo do trabalho |
Authors: | Oliveira, Cristiane Gonzaga |
Advisor: | Carvalho, Alba Maria Pinho de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Avaliação em profundidade;Educação Profissional e Tecnológica;Egressos e egressas;Juventudes;Trabalho |
Keywords in English : | In-depth evaluation;Professional and Technological Education;Graduates and graduates;Youths;Work |
Keywords in Spanish : | Clasificación en profundidad;Educación Profesional y Tecnológica;Salidas y salidas;Jóvenes;Trabajar |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | OLIVEIRA, Cristiane Gonzaga. Avaliação em profundidade do Instituto Federal do Ceará: o Campus Baturité e sua relação com a inserção das juventudes no mundo do trabalho. 2023. 304 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a inserção das juventudes no mundo do trabalho e como lócus de estudo o Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Baturité. Para tanto, desenvolve-se um estudo avaliativo a partir da perspectiva teórico-metodológica e política contra-hegemônica do campo da avaliação, compreendida como categoria epistemológica, a Avaliação em Profundidade (AP). Optou-se por esta, pois proporciona compreender o contexto de formulação da política pública, o seu conteúdo, sua trajetória institucional, assim como o espectro temporal e territorial. Nessa direção da triangulação teórico-metodológica, na pesquisa avaliativa em profundidade, usa-se as mais diversas técnicas e instrumentos para o desvendamento do objeto, e considera-se, assim, a visão dos diferentes agentes da política pública. Tomou-se como categorias teóricas fundantes Juventudes e Trabalho, e tem-se como referência a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), compreendida em uma relação intrínseca com a formação social e econômica brasileira. Nesse sentido, efetivou-se a análise da trajetória da Educação Profissional, desde sua emergência até a contemporaneidade, em que se delineia suas principais transformações ao longo do tempo. No âmbito dessa contextualização, adentra-se nos meandros da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), mais especificamente do IFCE, que compõe esta rede, sobre seu arcabouço legal e institucional. Na perspectiva de uma avaliação em profundidade, discute-se como o IFCE campus Baturité atua para proporcionar uma educação que declara ter como norte a emancipação humana para além da mera qualificação para o mercado de trabalho. Contradição esta apresentada por seus idealizadores frente ao que se efetiva cotidianamente. Ao longo do texto, desenvolve-se uma abordagem analítica acerca da trajetória das(os) egressas(os) do IFCE campus Baturité, no sentido de refletir sobre a sua inserção no mundo do trabalho. Foca-se, principalmente, em como estas e estes jovens se veem diante das questões relacionadas ao trabalho e à educação. Parte-se ainda de um entendimento de juventudes para apresentar a sua diversidade, não se restringindo apenas a uma faixa etária, assim se busca compreender essas juventudes em sua heterogeneidade. Neste sentido, verifica-se as dificuldades enfrentadas por essas juventudes egressas do IFCE campus Baturité para se inserirem no mercado de trabalho e nele se manterem. Destaca-se, ainda, como a instituição auxilia e acompanha isso, a partir do Programa de Acompanhamento de Egressos(as) (PROAE). |
Abstract: | This research aims to evaluate the insertion of youths in the world of work and as a locus of study the Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Baturité. To this end, an evaluative study is developed from the theoretical-methodological perspective and counter hegemonic policy of the field of evaluation, this is understood an epistemological category, the In-Depth Assessment (AP). This option was chosen because it provides an understanding of the context of public policy formulation, its content, its institutional trajectory, as well as the temporal and territorial spectrum. In this direction of theoretical-methodological triangulation, in-depth evaluative research, the most diverse techniques and instruments are used to unveil the object, and thus the view of the different agents of public policy is considered. Youth and Work were taken as founding theoretical categories and Professional and Technological Education (EPT) was used as a reference, understood in an intrinsic relationship with the Brazilian social and economic formation. In this sense, the analysis of the trajectory of Professional Education was carried out, from its emergence to the present day, in which its main transformations over time are outlined. In the context of this contextualization, the intricacies of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT), more specifically of the Federal Institute of Ceará, which makes up this network, are analyzed, regarding its legal and institutional framework. From the perspective of an in-depth evaluation, it is discussed how the IFCE campus Baturité acts to provide an education that declares human emancipation as its guideline, beyond mere qualification for the job market. This contradiction is presented by its creators in the face of what is carried out on a daily basis. Throughout the text, an analytical approach is developed about the trajectory of the graduates of the IFCE campus Baturité in order to reflect on their insertion in the world of work. It focuses mainly on how these young people see themselves in terms of issues related to work and education. It also starts with an understanding of youths to present their diversity, not being restricted to just one age group, thus seeking to understand these youths in their heterogeneity. In this sense, we can see the difficulties faced by these young people who graduated from the IFCE campus Baturité in order to enter the job market and remain there. And it also stands out how the institution helps and monitors this, through the Graduate Monitoring Program (PROAE). |
Abstract in Spanish: | Esta investigación tiene como objetivo evaluar la inserción de los jóvenes en el mundo del trabajo y como lugar de estudio el Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Baturité. Para ello, se desarrolla un estudio evaluativo desde la perspectiva teórico-metodológica y política contra hegemónica del campo de la evaluación, comprendido como una categoría epistemológica, la Evaluación en Profundidad (AP). Se eligió esta opción porque permite comprender el contexto de formulación de políticas públicas, su contenido, su trayectoria institucional, así como el espectro temporal y territorial. En esa dirección de triangulación teórico-metodológica, se profundiza en la investigación evaluativa, se utilizan las más diversas técnicas e instrumentos para develar el objeto, y así se considera la mirada de los distintos agentes de la política pública. Juventud y Trabajo fueron tomadas como categorías teóricas fundantes y se utilizó como referencia la Educación Profesional y Tecnológica (EPT), entendida en una relación intrínseca con la formación social y económica brasileña. En este sentido, se realizó un análisis de la trayectoria de la Educación Profesional, desde su surgimiento hasta la actualidad, en el que se esbozan sus principales transformaciones a lo largo del tiempo. En el contexto de esta contextualización, se analizan los entresijos de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica (RFEPCT), más específicamente del Instituto Federal de Ceará, que integra esta red, en cuanto a su marco legal e institucional. Desde la perspectiva de una evaluación en profundidad, se discute cómo el IFCE campus Baturité actúa para brindar una educación que declara como directriz la emancipación humana, más allá de la mera cualificación para el mercado de trabajo. Esta contradicción la presentan sus creadores frente a lo que se lleva a cabo en el día a día. A lo largo del texto se desarrolla un abordaje analítico sobre la trayectoria de los egresados del IFCE campus Baturité con el fin de reflexionar sobre su inserción en el mundo del trabajo. Se enfoca principalmente en cómo estos jóvenes se ven a sí mismos en términos de temas relacionados con el trabajo y la educación. También parte de una comprensión de los jóvenes para presentar su diversidad, no restringiéndose a un solo grupo de edad, buscando así comprender a estos jóvenes en su heterogeneidad. En ese sentido, podemos ver las dificultades que enfrentan estos jóvenes egresados del IFCE campus Baturité para ingresar al mercado laboral y permanecer en él. También se destaca cómo la institución ayuda y acompaña esto, desde el Programa de Seguimiento de Egresados (as) (PROAE). |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76114 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5941867047206757 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_cgoliveira.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.