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Tipo: Dissertação
Título : O Curso de Bacharelado em Direito da UNIFAP: estratégias sobre o ensino das tecnologias com base nas diretrizes curriculares e o parecer Nº 757/2020
Autor : Cavalheiro, Géssica Louhane Silva
Tutor: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palabras clave en portugués brasileño: Curso de direito;Ensino de tecnologias;Ensino jurídico
Palabras clave en inglés: Law;Legal education;Curriculum guidelines;Use oftechnologies
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : CAVALHEIRO, Géssica Louhane Silva. O Curso de Bacharelado em Direito da UNIFAP: estratégias sobre o ensino das tecnologias com base nas diretrizes curriculares e o parecer Nº 757/2020. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O Parecer nº 757 de 2020 da Câmara de Educação Superior no Conselho Nacional de Educação teve o intuito de alterar o artigo 5º da Resolução nº 5 de 2018, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 17 de dezembro de 2018. O dispositivo objetiva reorganizar as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Direito no Brasil. Tais mudanças são justificadas pela necessidade do curso tratar de conteúdos atualizados, bem como capacitar os discentes para que possuam competências necessárias para enfrentar o mercado de trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as estratégias aplicadas por uma instituição de ensino superior para implantar as alterações impostas pelo Parecer 757/2020 no ensino do curso de Direito da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Expõe-se como fundamentação teórica os dispositivos da Constituição Federal (BRASIL, 1988) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, além da base bibliográfica que define a Educação Superior e as tecnologias, bem como estudos anteriores que contextualizam o tema em geral. Trata-se de estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, a presente pesquisa é classificada como descritivaexploratória. Quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados, é expost-facto e pesquisa documental. A população da pesquisa é composta por vinte e oito docentes e dois gestores do curso de Direito da Universidade Federal do Amapá UNIFAP, sendo a amostra do tipo não probabilística e intencional, cujo critérios de seleção foram: i) ser docente e/ou gestor do curso de Bacharelado em Direito da UNIFAP; ii) que os participantes estejam disponíveis para responder ao questionário, e ainda que as informações apresentadas fossem suficientes para a análise dos dados e composição da pesquisa. Utiliza-se como instrumento de coleta dos dados, um questionário para os atores envolvidos, ou seja, gestores e docentes do curso de Direito. Os objetivos foram atendidos, pois são apresentadas as características do curso; o ensino de tecnologias é fornecidos aos universitários; os docentes e gestores aplicam estratégias de implantação da tecnologias. Mais da metade dos docentes entrevistados já participaram de ao menos uma reunião de decisão sobre o Projeto Pedagógico do Curso. O objetivo geral foi bem sucedido, as discussões para a devida atualização do currículo conforme as Diretrizes Curriculares já ocorrem, sendo averiguado que o currículo do curso de Direito da UNIFAP esteja em fase de atualizações das Diretrizes Curriculares vigentes para o curso.
Abstract: The Rule No. 757 of 2020 published by the CNE - Conselho Nacional de Educação (National Education Council) amended article 5 of Resolution No. 5 of 2018, on December 18, 2018. The update law reorganizes that called by DCNs Diretrizes Nacionais Curriculares (National Curriculum Guidelines) for Law graduation in Brazil. The changes were necessary because the course needs to present its classes and content in an up-to-date manner. The Law course will enable students to have most new technical skills to work in that area. This research has the general objective of identifying the strategies applied by universities to implement the changes imposed by Rule 757/2020 and also subsequent norms, by teaching of the Law course at the UNIFAP Universidade Federal do Amapá (Federal University of Amapá). The provisions of the Federal Constitution and also by LDB Leis de Diretrizes e Bases da Educação (Law of Guidelines and Bases of Education), which it is exposed as a theoretical basis; presents bibliographical texts that define higher education and digital technologies, in addition to previous studies that contextualize the paper. This is an applied study with a qualitative approach. As for the another objectives, this research is classified as descriptive- exploratory. As for the technical data collection procedures, it is expost-facto and documentary research. The research population consists of twenty-eight professors and four managers of the Law School at the UNIFAP. It has a non-probabilistic and intentional sample, whose selection candidate will be: i) to be a professor and/or manager of the Bachelor of Law course at the Federal University of Amapá; and ii) that the participants are available to respond to the experimental, and that satisfactory information is sufficient for data analysis and research composition. It uses a personalized instrument for the actors involved, managers and professors of the Law School, as a data collection instrument. It was found that although the UNIFAP Law course curriculum is still in the process of updating the current Curricular Guidelines for the course, discussions about the new curriculum are ongoing and strategies for applying technologies are already beingapplied.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76045
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5460229471946072
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-0698-2485
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1962466876884560
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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