Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76013
Tipo: | TCC |
Título : | Manager Quest 2.0 : Evolução do jogo de tabuleiro Manager Quest para auxiliar o aprendizado dos conceitos de gerência de projetos de software |
Autor : | Monteiro, Michel Machado |
Tutor: | Chaves, José Osvaldo Mesquita |
Palabras clave en portugués brasileño: | jogos educativos;gerência de projetos de software;jogos não-digitais |
Palabras clave en inglés: | educational games;software project management;non-digital games |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | MONTEIRO, Michel Monteiro. Manager Quest 2.0: evolução do jogo de tabuleiro Manager Quest para auxiliar o aprendizado dos conceitos de gerência de projetos de software. 2023. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campos de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023 |
Resumen en portugués brasileño: | A Gerência de Projetos de Software desponta como uma área de extrema importância para o avanço no desenvolvimento de software. Cursos de ensino superior dedicados à criação de software, como Engenharia de Software e Ciência da Computação, incorporam em suas grades curriculares disciplinas voltadas para o Gerenciamento de Projetos de Software. No entanto, é notável que profissionais recém-formados, com pouca experiência, enfrentem desafios ao gerenciar projetos. Neste sentido, a utilização de jogos educativos pode auxiliar na simulação de um ambiente seguro, permitindo que os indivíduos exerçam os conceitos aprendidos durante as aulas do curso. Este trabalho apresenta uma versão aprimorada do jogo Manager Quest, o Manager Quest 2.0, já que o mesmo demonstrou eficácia no reforço dos conceitos da Gerência de Projetos de Software. Para coletar dados e avaliar o desempenho do jogo na aprendizagem, utilizou-se o questionário MEEGA+, amplamente empregado em diversos projetos de jogos educativos para esse propósito. Os resultados obtidos revelaram-se promissores, e o feedback dos usuários foi produtivo, contribuindo para melhorias em possíveis trabalhos futuros. |
Abstract: | Software Project Management emerges as an extremely important area for advancement in software development. Higher education courses dedicated to software creation, such as Software Engineering and Computer Science, incorporate subjects focused on Software Project Management into their curricula. However, it is notable that recently graduated professionals, with little experience, face challenges when managing projects. In this sense, the use of educational games can help simulate a safe environment, allowing individuals to practice the concepts learned during course classes. This work presents an improved version of the Manager Quest game, Manager Quest 2.0, as it demonstrated effectiveness in reinforcing the concepts of Software Project Management. To collect data and evaluate the game’s performance in learning, the MEEGA+ questionnaire was used, widely used in several educational game projects for this purpose. The results obtained were promising, and user feedback was productive, contributing to improvements in possible future work. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76013 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_mmmonteiro.pdf | 14,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.