Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75968
Tipo: Dissertação
Título: Estudo do desempenho de sensores interferométricos de fibra ópticas com nanopartículas
Autor(es): Rodrigues, Lidia Quirino
Orientador: Guimarães, Glendo de Freitas
Palavras-chave em português: Interferência modal;Fibras ópticas;Detectores ópticos
Data do documento: 2023
Citação: RODRIGUES, Lídia Quirino. Estudo do desempenho de sensores interferométricos de fibra ópticas com nanopartículas. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Neste trabalho, o desempenho de um sensor de campo magnético utilizando fibras ópticas em uma estrutura monomodo/multimodo (SM - Single-Mode / MM- Multi Mode) o método aplicado baseia-se nos efeitos de interferência multimodal. Em função do tamanho de cristalito e magnetização das nanopartículas, foram afixadas nanopartículas magnéticas na fibra. O estudo de sensores utilizando fibra óptica para a medição de corrente e o uso de nanopartículas para campo magnético tem sido relatados na literatura. O setup experimental baseia-se nos efeitos de interferência multimodal, cuja fibra MM é revestida com nanopartículas de NiFe 2 O 4 . A fonte de luz foi um laser de onda contínua com comprimento de onda de 1550 nm para alimentar a estrutura. As nanopartículas utilizadas no presente trabalho foram as ferritas de níquel (NiFe 2 O 4 ) calcinadas em três temperaturas (300 ◦ C, 500 ◦ C e 800 ◦ C) pela síntese do método sol-gel protéico. Para obter tamanhos de cristalitos bem diferentes, foram obtidos cristalitos de 2,0, 17,0 e 64,8 nm calculos pela equação de Scherrer e pelos métodos gráficos de Williamson-Hall e Size Strain Plot, a partir dos valores da largura a meia altura dos picos de difração (FWHM – Full Width at Half Maximum). Foi estudado o efeito do tamanho de cristalito no desempenho em função da faixa de medição, precisão, exatidão e nível de saturação. As nanopartículas foram caracterizadas por técnicas de fluorescência de raios-X, difração de raios-X, Espectroscopia Mossbauer e magnetômetro de amostras vibrantes (VSM). Os parâmetros estruturais foram obtidos pelo refinamento de estrutura método Rietveld. Desse modo, o sensor apresentou uma relação entre a potência de saída e o campo magnético aplicado, na faixa de 0 e 15 mT. Mostrando que a sensibilidade para os tamanho de partículas variou entre 0,5 dBm/mT e 0,97 dBm/mT, observou-se que a relação da sensibilidade do sensor aumenta com a magnetização de saturação da amostra.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria no 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75968
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7107196337237668
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEMM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_lqrodrigues4.pdf19,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.