Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75958
Tipo: TCC
Título : A percepção dos docentes acerca do empreendedorismo: um estudo de caso para Fortaleza
Autor : Alencar, Larissa Cruz Feitosa
Tutor: Monteiro, Vitor Borges
Palabras clave en portugués brasileño: Estudo;Empreendedorismo;Ensino de base;Ensino superior
Palabras clave en inglés: Study;Entrepreneurship;Basic education;University education
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::FINANÇAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : ALENCAR, Larissa Cruz Feitosa. A percepção dos docentes acerca do empreendedorismo: um estudo de caso para Fortaleza. 2023. 51 f. Monografia (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O empreendedorismo no Brasil demonstra ser um assunto ainda rodeado de tabus. Na busca por quebrar algumas barreiras, um estudo sobre a forma como o assunto é tratado nos ensinos fundamental, médio e superior, bem como a forma com que os alunos veem o assunto pode apresentar dados importantes para a análise do impacto do empreendedorismo no ensino de base e superior no país. Para a coleta de dados foram utilizadas fontes primárias e secundárias. A fonte primária consiste em uma pesquisa de campo com quinze professores acerca do tema. A fonte secundária está resumida em artigos no portal Google Acadêmico; e em sítios da internet, voltados a entidades pública ou privadas. Tem-se como objetivo geral a compreensão, por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, da importância de se aplicar empreendedorismo em todos os níveis de aprendizado; e como objetivos específicos, entender como esse estudo pode ser feito no ensino de base, e no ensino superior da base curricular educacional brasileira. Como conclusão do trabalho, observou-se um consenso da literatura e dos entrevistados acerca da importância do ensino do empreendedorismo em todas as etapas da vida escolar e acadêmica.
Abstract: Entrepreneurship in Brazil proves to be a subject still surrounded by taboos. In the quest to break down some barriers, a study on the way the subject is treated in elementary, secondary and higher education, as well as the way students view the subject can present important data for analyzing the impact of entrepreneurship on teaching base and higher in the country. For data collection, primary and secondary sources were used. The primary source consists of field research with fifteen teachers on the topic. The secondary source is summarized in articles on the Google Scholar portal; and on websites aimed at public or private entities. The general objective is to understand, through qualitative and quantitative research, the importance of applying entrepreneurship at all levels of learning; and as specific objectives, understand how this study can be carried out in basic education and in higher education in the Brazilian educational curriculum base. As a conclusion to the work, there was a consensus in the literature and among those interviewed regarding the importance of teaching entrepreneurship at all stages of school and academic life.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75958
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: FINANÇAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_lcfalencar.pdf764,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.