Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Vitor Borges-
dc.contributor.authorAlencar, Larissa Cruz Feitosa-
dc.date.accessioned2024-01-24T18:50:30Z-
dc.date.available2024-01-24T18:50:30Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationALENCAR, Larissa Cruz Feitosa. A percepção dos docentes acerca do empreendedorismo: um estudo de caso para Fortaleza. 2023. 51 f. Monografia (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75958-
dc.description.abstractEntrepreneurship in Brazil proves to be a subject still surrounded by taboos. In the quest to break down some barriers, a study on the way the subject is treated in elementary, secondary and higher education, as well as the way students view the subject can present important data for analyzing the impact of entrepreneurship on teaching base and higher in the country. For data collection, primary and secondary sources were used. The primary source consists of field research with fifteen teachers on the topic. The secondary source is summarized in articles on the Google Scholar portal; and on websites aimed at public or private entities. The general objective is to understand, through qualitative and quantitative research, the importance of applying entrepreneurship at all levels of learning; and as specific objectives, understand how this study can be carried out in basic education and in higher education in the Brazilian educational curriculum base. As a conclusion to the work, there was a consensus in the literature and among those interviewed regarding the importance of teaching entrepreneurship at all stages of school and academic life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA percepção dos docentes acerca do empreendedorismo: um estudo de caso para Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO empreendedorismo no Brasil demonstra ser um assunto ainda rodeado de tabus. Na busca por quebrar algumas barreiras, um estudo sobre a forma como o assunto é tratado nos ensinos fundamental, médio e superior, bem como a forma com que os alunos veem o assunto pode apresentar dados importantes para a análise do impacto do empreendedorismo no ensino de base e superior no país. Para a coleta de dados foram utilizadas fontes primárias e secundárias. A fonte primária consiste em uma pesquisa de campo com quinze professores acerca do tema. A fonte secundária está resumida em artigos no portal Google Acadêmico; e em sítios da internet, voltados a entidades pública ou privadas. Tem-se como objetivo geral a compreensão, por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, da importância de se aplicar empreendedorismo em todos os níveis de aprendizado; e como objetivos específicos, entender como esse estudo pode ser feito no ensino de base, e no ensino superior da base curricular educacional brasileira. Como conclusão do trabalho, observou-se um consenso da literatura e dos entrevistados acerca da importância do ensino do empreendedorismo em todas as etapas da vida escolar e acadêmica.pt_BR
dc.subject.ptbrEstudopt_BR
dc.subject.ptbrEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de basept_BR
dc.subject.ptbrEnsino superiorpt_BR
dc.subject.enStudypt_BR
dc.subject.enEntrepreneurshippt_BR
dc.subject.enBasic educationpt_BR
dc.subject.enUniversity educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::FINANÇASpt_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:FINANÇAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lcfalencar.pdf764,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.