Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75946
Tipo: Dissertação
Título: O uso das TICs na formação inicial de professores de química no contexto do ensino remoto
Título em inglês: The use of ICT in the initial training of chemistry teachers in the context of remote education
Autor(es): Nunes, Antonio Marcelo de Freitas
Orientador: Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da
Palavras-chave em português: Química - Estudo e ensino;Ensino a distância;Tecnologia educacional;Formação continuada do professor
Palavras-chave em inglês: Chemistry - Study and teaching;Distance learning;Educational technology;Continuing teacher education.
CNPq: CNPQ::OUTROS
Data do documento: 2022
Citação: NUNES, Antonio Marcelo de Freitas. O uso das TICs na formação inicial de professores de química no contexto do ensino remoto. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências de Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho propôs-se a aplicar um estudo de caso no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará através da utilização de adaptações metodológicas próprias ancoradas no uso das TICs e aplicações voltadas ao ensino de Química, com foco na formação dos licenciandos, na busca de melhorar a relação ensino-aprendizagem e ser um subsídio formativo básico para profissionais da área que necessitem ministrar aulas na modalidade de ensino remoto. Com o isolamento social vivenciado em 2020, por conta da pandemia originada pela covid-19, instituições educacionais e seus professores necessitaram implementar rápidas atualizações no seu modus operandi de forma a não interromper o processo de ensinoaprendizagem para milhões de estudantes. Para atendimento a essa mudança repentina e não planejada, o Conselho Nacional de Educação permitiu excepcionalmente e provisoriamente a realização de aulas remotas, uma modalidade batizada de ensino remoto emergencial. O fomento para a utilização de TICs não é algo novo. Já há certa gama de pesquisas que apontam como importante e desejável o uso dessas tecnologias. Contudo, o panorama vivido pela impossibilidade de alunos e professores estarem reunidos no mesmo espaço acelerou esse processo, transformando o uso dessas TICs em imprescindível e urgente. É tarefa do pesquisador e proposta deste estudo compreender as dificuldades trazidas por esse panorama e debater a respeito da utilização dessas tecnologias de forma contextualizada ao ensino de Química, servindo de arcabouço mínimo para que este possa atuar melhor sob duas vertentes: tanto melhorar a formação docente alinhando-a ao comportamento tecnológico e expectativas da sociedade do século XXI, quanto servir de preparo prévio e adequado para situações tão emergenciais quanto às vividas no ano de 2020. Como fruto desta pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional para servir como um guia inicial e sugestivo a esse público a respeito de como utilizar a sinergia entre as TICs, os aplicativos e os conteúdos químicos como suporte metodológico para a sua atuação docente.
Abstract: The present work proposed to apply a case study in the Chemistry Degree course at the Federal University of Ceará through the use of its own methodological adaptations anchored in the use of ICTs and applications aimed at teaching Chemistry, focusing on the training of undergraduates, in seeks to improve the teaching-learning relationship and be a basic training aid for professionals in the field who need to teach classes in remote learning. With the social isolation experienced in 2020, due to the pandemic caused by covid-19, educational institutions and their teachers needed to implement rapid updates in their modus operandi so as not to interrupt the teaching-learning process for millions of students. To meet this sudden and unplanned change, the Brazilian National Education Council exceptionally and provisionally allowed remote classes to be held, a modality called emergency remote teaching. The promotion of the use of ICTs is not something new. There is already a range of research that points to the use of these technologies as important and desirable. However, the scenario experienced by the impossibility of students and teachers being together in the same space accelerated this process, transforming the use of these ICTs into essential and urgent. It is the researcher's task and the proposal of this study to understand the difficulties brought about by this scenario and to debate about the use of these technologies in a contextualized way in the teaching of Chemistry, serving as a minimum framework so that it can act better in two aspects: both improving teacher training and aligning it with the technological behavior and expectations of 21st century society, as well as serving as a prior and adequate preparation for situations as emergency as those experienced in the year 2020. As a result of this research, an educational product was developed to serve as an initial and suggestive guide for this audience on how to use the synergy between ICTs, applications and chemical content as methodological support for their teaching activities.
Descrição: Acompanha produto educacional: "Guia didático para a transição do ensino de química: do presencial ao remoto".
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75946
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2317777276839412
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2439376096353996
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_amfnunes.pdfDissertação2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2024_pe_amfnunes.pdfProduto Educacional1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.