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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75808
Type: | Tese |
Title: | Narrativas sobre a formação de um professor espect-a(u)tor eco-relacional: ser-estar com o outro e com o mundo |
Authors: | Leão, Fernando Antônio Fontenele |
Advisor: | Figueiredo, João Batista de Albuquerque |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Teatro;Formação docente;Perspectiva eco-relacional;Paulo Freire;Sociedade do cansaço |
Keywords in English : | Theater;Teacher training;Eco-relational perspective;Burnout society |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | LEÃO, Fernando Antônio Fontenele. Narrativas sobre a formação de um professor espect-a(u)tor eco-relacional:ser-estar com o outro e com o mundo. 2023. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Vivemos uma crise de humanidade, multifacetada, que tem nos impedido de imaginar o futuro como algo melhor que o presente. Essa crise também nos convence que o Outro – o diferente – pode ser um peso ou ainda representar uma ameaça, que o melhor é cada um(a) cuidar apenas de si, individualizar-se, mesmo que o custo disso seja uma vida sem histórias, sem experiências, sem amores. A Perspectiva Eco-Relacional, que embasa esta tese, denuncia a crise e anuncia outras leituras possíveis, complexas, que nos reorientam na direção do sonho, na busca parceira e solidária por um mundo mais bonito, mais colorido, mais plural, mais coletivo e em que seja “menos difícil amar”. Experimentar isso na formação docente em teatro pode conduzir a um perfil profissional específico, que denomino de professor(a) espect-a(u)tor(a)/atriz ecorelacional. A tese, então, é que um processo de formação de professoras/es de teatro, alicerçado em dimensões referenciadas, especialmente, nos pensamentos de Paulo Freire e de Augusto Boal, em articulação com a Perspectiva Eco-Relacional, é capaz de formar um(a) profissional docente dotado de um corpo consciente, capaz de observar, sentir, refletir, criar e agir, considerando a criticidade, a dialogicidade, a amorosidade e a autonomia, como um modo de ser-estar com o outro e com o mundo. Assim, a tese tem por objetivo geral apresentar caminhos para a formação de um(a) professor(a) espect-a(u)tor(a)/atriz eco-relacional. Para tanto, conta com três objetivos específicos: a) explicar a gênese do perfil proposto; b) identificar as dimensões estruturantes da formação docente para tal perfil; c) caracterizar a práxis pedagógica do/a professor(a) espect-a(u)tor(a)/atriz eco-relacional, que forma e se forma enquanto atua. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, no âmbito do método (auto)biográfico aplicado à formação de professores, considerando o paradigma da pesquisa-formação, que consiste na construção de narrativas em que o/a autor(a)/narrador(a) assume suas próprias experiências como objeto de reflexão e de estudo. Como resultado, a tese apresenta um quadro-síntese do perfil de professor(a) espect-a(u)tor(a)/atriz eco-relacional, com destaque para as quatro dimensões da formação docente – artístico-estética, didático-pedagógica, ético-política e afetivo-relacional –, apresentadas por meio de narrativas autobiográficas e de reflexões teóricometodológicas sobre cada uma das dimensões. |
Abstract: | We are experiencing a multifaceted crisis of humanity, which has prevented us from imagining the future as something better than the present. This crisis also convinces us that the Other – the different – can be a burden or even represent a threat, and the best thing is for each person to just take care of themselves, to individualize themselves, even if the cost of this is a life without stories, without experiences, without loves. The Eco-Relational Perspective, which supports this thesis, denounces the crisis and announces other possible, complex readings that reorient us towards the dream, in the search for a more beautiful, more colorful, more plural, more collective world in which it is “less difficult to love”. Experiencing this in theater teacher training can lead to a specific professional profile, which I have called espect-a(u)tor ecorelacional teacher. The thesis is that a process of training theater teachers, based on dimensions referenced in the thoughts of Paulo Freire and Augusto Boal, in conjunction with the Eco- Relational Perspective, is capable of training a teaching professional endowed with a conscious body, able to observe, feel, reflect, create and act, considering criticality, dialogicity, lovingness and autonomy, as a way of being with others and with the world. The thesis has the general objective present paths for the training of the espect-a(u)tor eco-relacional teacher. For that, it has three specific objectives: a) explain the genesis of the proposed profile; b) identify the structuring dimensions of training for this profile; c) characterize the teacher's pedagogical praxis, which shapes the other's thinking while working. This is qualitative work, within the framework of the autobiographical method applied to teacher training, considering the researchtraining paradigm, which consists of constructing narratives in which the author-narrator assumes his own experiences as an object of reflection and study. As a result, the thesis has a summary table of the profile of an espect-a(u)tor eco-relacional teacher, with emphasis on the four dimensions of teacher training – artistic-aesthetic, didactic- pedagogical, ethical-political and affective-relational –, presented from autobiographical narratives and theoreticalmethodological reflections on each of the dimensions. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75808 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7540627865318938 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5738654153004098 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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