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Tipo: Dissertação
Título : A função da ritmicidade para a constituição psíquica e suas implicações na clínica psicanalítica com crianças
Título en inglés: The function of rhythmicity for the psychic constitution and its implications in the psychoanalytic clinic with children
Autor : Brito, Kemylle Mesquita
Tutor: Martins, Karla Patrícia Holanda
Palabras clave en portugués brasileño: Psicanálise;Psicanálise;Clínica-institucional;Clínica-institucional;Ritmicidade;Ritmicidade;Música;Música;Constituição psíquica;Constituição psíquica
Palabras clave en inglés: Psychoanalysis;Psychoanalysis;Institutional clinic;Institutional clinic;Rhythmicity;Rhythmicity;Music;Music;Psychic constitution;Psychic constitution
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : BRITO, Kemylle Mesquita. A função da ritmicidade para a constituição psíquica e suas implicações na clínica psicanalítica com crianças. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa tem como temática uma investigação acerca da função da ritmicidade para a constituição psíquica e suas possíveis implicações na clínica com crianças, a partir da experiência em oficinas mediadas pela música, enquanto extensionista do programa Clínica Estética e Política (CEP) do Cuidado. A questão a respeito do papel da ritmicidade na constituição psíquica e sua relação com a clínica psicanalítica com crianças dispara este estudo e reverbera em questões acerca dos processos primários de simbolização. Utilizamos o relato de oficinas mediadas pela música em uma Unidade Básica de Saúde, no contexto pandêmico, considerando os referenciais teórico-clínicos da psicanálise. A pesquisa empregou o método clínico-qualitativo, que tem como objetivo a investigação de problematizações que surgem a partir da escuta clínica para construir o objeto de pesquisa. Em um primeiro momento, investigamos o conceito de ritmicidade, propondo localizar em Freud, caminhos possíveis para a sua elaboração, principalmente com textos que deram base para os estudos metapsicológicos. Adentramos por questões historicamente situadas por autores como Winnicott, Lacan e autores contemporâneos, a respeito do ritmo e das relações de objeto, resguardando as diferenças epistemológicas postas em questão. Assim, em um terceiro momento, foi relatada a experiência com oficinas mediadas pela música, como uma aposta na promoção de cuidado na Atenção Básica à Saúde, no trabalho com crianças em instituições. Por isso, a pesquisa está situada dentro do campo de interlocução entre a clínica psicanalítica institucional com crianças com graves sofrimentos psíquicos e a experiência musical.
Abstract: The present research has as its theme an investigation into the function of rhythmicity for the psychic constitution and its possible implications in the clinic with children, based on the experience in offices mediated by music, as an extensionist for the Clínica Aesthetics and Politics (CEP) of Care program. The question regarding the role of rhythmicity in the psychic constitution and its relationship with the psychoanalytic clinic with children triggers this study and reverberates in questions about the primary processes of symbolization. We used the report of workshops mediated by music in a Basic Health Unit, in the pandemic context, considering the theoretical-clinical references of psychoanalysis. The research used the clinical-qualitative method, which aims to investigate problematizations that arise from clinical listening to construct the research object. Initially, we investigated the concept of rhythmicity, proposing to locate possible paths for its elaboration in Freud, mainly with texts that are based on metapsychological studies. We delve into historical questions raised by authors such as Winnicott, Lacan and contemporary authors, regarding rhythm and object relations, safeguarding the epistemological differences called into question. Thus, in a third moment, the experience with offices mediated by music was related, as a bet on promoting care in Basic Health Care, in working with children in institutions. Therefore, the research is situated in the field of dialogue between the institutional psychoanalytic clinic with children with serious psychological suffering and the musical experience.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75792
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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