Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75766
Tipo: TCC
Título: Os desafios do ensino bílingue Português e Tupi Nheengatu na Escola Indígena Joaquim Ugena da Aldeia Jacinto
Autor(es): Feitosa, Damiana Alves
Orientador: Gonçalves, Kleyton Rattes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA
Data do documento: 2022
Citação: FEITOSA, Damiana Alves. Os desafios do ensino bílingue Português e Tupi Nheengatu na Escola Indígena Joaquim Ugena da Aldeia Jacinto. 2022. 23 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Neste TCC, modalidade cartilha, aborda a potência da língua tupi, nheengatu, assim como os desafios por ela colocados. O que é lidar com a educação indígena diferenciada, a partir do ensino bilíngue português/tupi? Quais problemas, preconceitos, dificuldades estão presentes? O que representa o tupi, nheengatu, para nosso povo? É com estas intenções que esta cartilha foi elaborada, visando, também, fornecer uma sistematização sobre elementos do nheengatu nos seus desafios de implementação nas nossas escolas. Apresentarei elementos da cultura indígena, com sua expressão em tupi-nheengatu, seguidos de sua tradução em português, ao lado de breves comentários.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75766
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-5226-0918
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0483805047794658
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_dafeitosa.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.