Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75766
Tipo: TCC
Título : Os desafios do ensino bílingue Português e Tupi Nheengatu na Escola Indígena Joaquim Ugena da Aldeia Jacinto
Autor : Feitosa, Damiana Alves
Tutor: Gonçalves, Kleyton Rattes
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA
Fecha de publicación : 2022
Citación : FEITOSA, Damiana Alves. Os desafios do ensino bílingue Português e Tupi Nheengatu na Escola Indígena Joaquim Ugena da Aldeia Jacinto. 2022. 23 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: Neste TCC, modalidade cartilha, aborda a potência da língua tupi, nheengatu, assim como os desafios por ela colocados. O que é lidar com a educação indígena diferenciada, a partir do ensino bilíngue português/tupi? Quais problemas, preconceitos, dificuldades estão presentes? O que representa o tupi, nheengatu, para nosso povo? É com estas intenções que esta cartilha foi elaborada, visando, também, fornecer uma sistematização sobre elementos do nheengatu nos seus desafios de implementação nas nossas escolas. Apresentarei elementos da cultura indígena, com sua expressão em tupi-nheengatu, seguidos de sua tradução em português, ao lado de breves comentários.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75766
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-5226-0918
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0483805047794658
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_dafeitosa.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.