Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75753
Tipo: TCC
Título: Reflections about teaching english in a bilingual school and in a regular basic school: developing teaching identification
Título em inglês: Reflections about teaching english in a bilingual school and in a regular basic school: developing teaching identification
Autor(es): Ferreira, Luís Gustavo Irineu
Orientador: Silva, Andréia Turolo da
Palavras-chave em português: Imersão;Diários reflexivos;Identidade docente;Autorreflexão;Abordagem comunicativa no ensino de línguas;Educação bilíngue
Palavras-chave em inglês: Communicative language teaching;Reflective diaries;Teaching identity;Self-reflection;Bilingual education;Immersion
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Data do documento: 2023
Citação: FERREIRA, Luís Gustavo Irineu. Reflections about teaching english in a bilingual school and in a regular basic school: developing teaching identification. 2023. 27 f. TCC (Licenciatura em Letras/Inglês) - Curso de Licenciatura em Letras/Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Encontrar e desenvolver sua própria identidade pode ser um processo árduo que segue por toda a vida dos professores. Por essa razão, este estudo tem como objetivo refletir sobre as diferenças e semelhanças encontradas ao ensinar inglês em contextos diferentes, considerando as experiências de ser professor em uma escola bilíngue e uma escola não bilíngue em Fortaleza, Ceará, e analisando como tais situações podem impactar a identidade de ensino de um aluno-professor durante a sua formação no curso de graduação. Além disso, este artigo foca em refletir sobre as dificuldades e especificidades das duas experiências mencionadas acima, examinando como os princípios da Abordagem Comunicativa no Ensino de Línguas (CLT) foram aplicados em cada uma. Ademais, o artigo tenta destacar a importância da autorreflexão na jornada de um professor, especialmente quando se está começando a ensinar e a desenvolver sua própria identidade. Os dados usados para fundamentar a pesquisa foram planos de aula coletados das experiências nas duas escolas e, mais importante, diários reflexivos sobre as aulas, reunidos ao longo do processo.
Abstract: Finding and developing your own identity can be a difficult lifelong process for teachers. For that reason, this study aims to reflect about the differences and similarities found when teaching English in different contexts, considering the experiences of being a teacher in a bilingual and a non-bilingual school in Fortaleza, Ceará, and analyzing how such situations could impact the teaching identity of a student-teacher during the undergraduate course. Besides, this paper focuses on reflecting about the struggles and specificities of the two experiences mentioned above, examining how the principles of the Communicative Language Teaching Approach (CLT) were applied in each. Moreover, it will try to showcase the importance of self-reflection in a teacher's journey, especially when you are still starting to teach and develop your own teaching identities. The data used to base the research were lesson plans collected from the experiences in the two schools, and, most importantly, reflective diaries about the classes, gathered along the process.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75753
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9123971671537528
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:LETRAS - INGLÊS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lgiferreira.pdf755,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.