Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Andréia Turolo da-
dc.contributor.authorFerreira, Luís Gustavo Irineu-
dc.date.accessioned2024-01-11T19:00:30Z-
dc.date.available2024-01-11T19:00:30Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luís Gustavo Irineu. Reflections about teaching english in a bilingual school and in a regular basic school: developing teaching identification. 2023. 27 f. TCC (Licenciatura em Letras/Inglês) - Curso de Licenciatura em Letras/Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75753-
dc.description.abstractFinding and developing your own identity can be a difficult lifelong process for teachers. For that reason, this study aims to reflect about the differences and similarities found when teaching English in different contexts, considering the experiences of being a teacher in a bilingual and a non-bilingual school in Fortaleza, Ceará, and analyzing how such situations could impact the teaching identity of a student-teacher during the undergraduate course. Besides, this paper focuses on reflecting about the struggles and specificities of the two experiences mentioned above, examining how the principles of the Communicative Language Teaching Approach (CLT) were applied in each. Moreover, it will try to showcase the importance of self-reflection in a teacher's journey, especially when you are still starting to teach and develop your own teaching identities. The data used to base the research were lesson plans collected from the experiences in the two schools, and, most importantly, reflective diaries about the classes, gathered along the process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReflections about teaching english in a bilingual school and in a regular basic school: developing teaching identificationpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEncontrar e desenvolver sua própria identidade pode ser um processo árduo que segue por toda a vida dos professores. Por essa razão, este estudo tem como objetivo refletir sobre as diferenças e semelhanças encontradas ao ensinar inglês em contextos diferentes, considerando as experiências de ser professor em uma escola bilíngue e uma escola não bilíngue em Fortaleza, Ceará, e analisando como tais situações podem impactar a identidade de ensino de um aluno-professor durante a sua formação no curso de graduação. Além disso, este artigo foca em refletir sobre as dificuldades e especificidades das duas experiências mencionadas acima, examinando como os princípios da Abordagem Comunicativa no Ensino de Línguas (CLT) foram aplicados em cada uma. Ademais, o artigo tenta destacar a importância da autorreflexão na jornada de um professor, especialmente quando se está começando a ensinar e a desenvolver sua própria identidade. Os dados usados para fundamentar a pesquisa foram planos de aula coletados das experiências nas duas escolas e, mais importante, diários reflexivos sobre as aulas, reunidos ao longo do processo.pt_BR
dc.title.enReflections about teaching english in a bilingual school and in a regular basic school: developing teaching identificationpt_BR
dc.subject.ptbrImersãopt_BR
dc.subject.ptbrDiários reflexivospt_BR
dc.subject.ptbrIdentidade docentept_BR
dc.subject.ptbrAutorreflexãopt_BR
dc.subject.ptbrAbordagem comunicativa no ensino de línguaspt_BR
dc.subject.ptbrEducação bilínguept_BR
dc.subject.enCommunicative language teachingpt_BR
dc.subject.enReflective diariespt_BR
dc.subject.enTeaching identitypt_BR
dc.subject.enSelf-reflectionpt_BR
dc.subject.enBilingual educationpt_BR
dc.subject.enImmersionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9123971671537528pt_BR
local.date.available2024-01-11-
Aparece nas coleções:LETRAS - INGLÊS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lgiferreira.pdf755,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.