Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75707
Tipo: TCC
Título : Intenção e competências empreendedoras dos alunos de uma escola técnica em administração da rede estadual de educação profissional
Autor : Oliveira, Reginaldo Borges de
Tutor: Melo, Francisco Vicente Sales
Palabras clave en portugués brasileño: Empreendedor;Intenção;Competências;Alunos
Palabras clave en inglés: Entrepreneur;Intention;Skills;Students
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : OLIVEIRA, Reginaldo Borges de. Intenção e competências empreendedoras dos alunos de uma escola técnica em administração da rede estadual de educação profissional . 2023. 40 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo teve como objetivo analisar a intenção e as competências empreendedoras dos alunos do ensino médio de uma escola estadual de educação profissionalizante. O método, quanto a sua abordagem, foi quantitativa, descritiva e survey. Para a realização da coleta dos dados visando obter as informações necessárias, foi utilizada a escala de potencial empreendedor elaborada por Santos (2008). Os resultados analisados, através das respostas de 71 estudantes, demonstraram que os alunos apresentam diversas características empreendedoras, algumas em maior grau e outras em menor grau, mas que nos permite fazer esse mapeamento para que futuramente possam se desenvolver e com isso evoluir nesses quesitos. Apesar de não atingirem os níveis iguais ou maiores da intenção e competências empreendedoras de empreendedores de sucesso apresentado em Santos (2008), há sim um ótimo resultado e um enorme potencial para melhora nos índices analisados. Notou-se haver médias maiores para homens em relação às mulheres quanto à intenção e competências e que o nível de renda não necessariamente leva à características empreendedoras melhores em todos os quesitos.
Abstract: This study aimed to analyze the entrepreneurial intention and skills of high school students at a state vocational education school. The method, in terms of its approach, was quantitative, descriptive and survey. To collect the data in order to obtain the necessary information, the entrepreneurial potential scale developed by Santos (2008) was used. The results analyzed, through the responses of 71 students, demonstrated that students present different entrepreneurial characteristics, some to a greater extent and others to a lesser extent, but which allows us to carry out this mapping so that they can develop in the future and thus evolve in these aspects. Although they do not reach the same or greater levels of entrepreneurial intention and skills as successful entrepreneurs presented in Santos (2008), there is a great result and a huge potential for improvement in the analyzed indices. It was noted that there were higher averages for men compared to women in terms of intention and skills and that the level of income does not necessarily lead to better entrepreneurial characteristics in all aspects.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75707
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_rboliveira.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.