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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Francisco Vicente Sales-
dc.contributor.authorOliveira, Reginaldo Borges de-
dc.date.accessioned2024-01-10T18:17:15Z-
dc.date.available2024-01-10T18:17:15Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Reginaldo Borges de. Intenção e competências empreendedoras dos alunos de uma escola técnica em administração da rede estadual de educação profissional . 2023. 40 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75707-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the entrepreneurial intention and skills of high school students at a state vocational education school. The method, in terms of its approach, was quantitative, descriptive and survey. To collect the data in order to obtain the necessary information, the entrepreneurial potential scale developed by Santos (2008) was used. The results analyzed, through the responses of 71 students, demonstrated that students present different entrepreneurial characteristics, some to a greater extent and others to a lesser extent, but which allows us to carry out this mapping so that they can develop in the future and thus evolve in these aspects. Although they do not reach the same or greater levels of entrepreneurial intention and skills as successful entrepreneurs presented in Santos (2008), there is a great result and a huge potential for improvement in the analyzed indices. It was noted that there were higher averages for men compared to women in terms of intention and skills and that the level of income does not necessarily lead to better entrepreneurial characteristics in all aspects.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIntenção e competências empreendedoras dos alunos de uma escola técnica em administração da rede estadual de educação profissionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo analisar a intenção e as competências empreendedoras dos alunos do ensino médio de uma escola estadual de educação profissionalizante. O método, quanto a sua abordagem, foi quantitativa, descritiva e survey. Para a realização da coleta dos dados visando obter as informações necessárias, foi utilizada a escala de potencial empreendedor elaborada por Santos (2008). Os resultados analisados, através das respostas de 71 estudantes, demonstraram que os alunos apresentam diversas características empreendedoras, algumas em maior grau e outras em menor grau, mas que nos permite fazer esse mapeamento para que futuramente possam se desenvolver e com isso evoluir nesses quesitos. Apesar de não atingirem os níveis iguais ou maiores da intenção e competências empreendedoras de empreendedores de sucesso apresentado em Santos (2008), há sim um ótimo resultado e um enorme potencial para melhora nos índices analisados. Notou-se haver médias maiores para homens em relação às mulheres quanto à intenção e competências e que o nível de renda não necessariamente leva à características empreendedoras melhores em todos os quesitos.pt_BR
dc.subject.ptbrEmpreendedorpt_BR
dc.subject.ptbrIntençãopt_BR
dc.subject.ptbrCompetênciaspt_BR
dc.subject.ptbrAlunospt_BR
dc.subject.enEntrepreneurpt_BR
dc.subject.enIntentionpt_BR
dc.subject.enSkillspt_BR
dc.subject.enStudentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.date.available2023-
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