Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75683
Type: Dissertação
Title: Ensino de Filosofia no Brasil: a repercussão das reformas da educação na disciplina de Filosofia
Title in English: Teaching Philosophy in Brazil: the repercussion of education reforms in the discipline of Philosophy
Authors: Vieira, José Vanucci Evaristo
Advisor: Chagas, Eduardo Ferreira
Keywords in Brazilian Portuguese : Filosofia;Educação;Novo Ensino Médio;Reformas
Keywords in English : Philosophy;Education;New High School;Reforms
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Issue Date: 2024
Citation: VIEIRA, José Vanucci Evaristo. Ensino de Filosofia no Brasil: a repercussão das reformas da educação na disciplina de Filosofia. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pesquisa investiga os efeitos das reformas educacionais no ensino de Filosofia no Brasil,especialmente no Novo Ensino Médio (NEM), através de uma abordagem que utiliza análise bibliográfica e o relato de experiência. Começando pela trajetória histórica do ensino de Filosofia, desde a colonização até o contexto atual. É verificado a instabilidade e a exclusão da Filosofia dos currículos ao longo da História brasileira, o que impactou negativamente a formação crítica e democrática do país. O estudo analisa os desafios enfrentados pelo ensino médio no Brasil, destacando a Reforma educacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei do Novo Ensino Médio. Ressalta-se a diluição da Filosofia em competências genéricas e a desvalorização da disciplina, reflexo de políticas neoliberais que priorizam a formação técnica e mercadológica em detrimento do pensamento crítico. O estudo destaca a resistência de estudantes, professores e comunidade filosófica frente a essas mudanças. Finaliza com o impacto da Reforma em que gerou incertezas quanto à posição e importância da Filosofia, ressaltando a necessidade de preservar sua relevância no cenário educacional brasileiro.
Abstract: The research investigates the effects of educational reforms on the teaching of Philosophy in Brazil, especially in the New High School (NMS), through an approach that uses bibliographical analysis and experience reports. It begins with the historical trajectory of philosophy teaching, from colonisation to the current context. The instability and exclusion of philosophy from curricula throughout Brazilian history is analysed, which has had a negative impact on the country's critical and democratic education. The study analyses the challenges faced by secondary education in Brazil, highlighting educational reform, the National Common Curriculum Base (BNCC) and the New Secondary Education Law. It highlights the dilution of Philosophy into generic competences and the devaluation of the subject, a reflection of neoliberal policies that prioritise technical and market training to the detriment of critical thinking. The study highlights the resistance of students, teachers and the philosophical community to these changes. It concludes with the impact of the reform, which has generated uncertainty about the position and importance of philosophy, emphasising the need to preserve its relevance in the Brazilian educational scenario.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75683
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8310937946336606
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2479899457642563
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_jvevieira.pdf646,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.