Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75683
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino de Filosofia no Brasil: a repercussão das reformas da educação na disciplina de Filosofia |
Título em inglês: | Teaching Philosophy in Brazil: the repercussion of education reforms in the discipline of Philosophy |
Autor(es): | Vieira, José Vanucci Evaristo |
Orientador: | Chagas, Eduardo Ferreira |
Palavras-chave em português: | Filosofia;Educação;Novo Ensino Médio;Reformas |
Palavras-chave em inglês: | Philosophy;Education;New High School;Reforms |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | VIEIRA, José Vanucci Evaristo. Ensino de Filosofia no Brasil: a repercussão das reformas da educação na disciplina de Filosofia. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A pesquisa investiga os efeitos das reformas educacionais no ensino de Filosofia no Brasil,especialmente no Novo Ensino Médio (NEM), através de uma abordagem que utiliza análise bibliográfica e o relato de experiência. Começando pela trajetória histórica do ensino de Filosofia, desde a colonização até o contexto atual. É verificado a instabilidade e a exclusão da Filosofia dos currículos ao longo da História brasileira, o que impactou negativamente a formação crítica e democrática do país. O estudo analisa os desafios enfrentados pelo ensino médio no Brasil, destacando a Reforma educacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei do Novo Ensino Médio. Ressalta-se a diluição da Filosofia em competências genéricas e a desvalorização da disciplina, reflexo de políticas neoliberais que priorizam a formação técnica e mercadológica em detrimento do pensamento crítico. O estudo destaca a resistência de estudantes, professores e comunidade filosófica frente a essas mudanças. Finaliza com o impacto da Reforma em que gerou incertezas quanto à posição e importância da Filosofia, ressaltando a necessidade de preservar sua relevância no cenário educacional brasileiro. |
Abstract: | The research investigates the effects of educational reforms on the teaching of Philosophy in Brazil, especially in the New High School (NMS), through an approach that uses bibliographical analysis and experience reports. It begins with the historical trajectory of philosophy teaching, from colonisation to the current context. The instability and exclusion of philosophy from curricula throughout Brazilian history is analysed, which has had a negative impact on the country's critical and democratic education. The study analyses the challenges faced by secondary education in Brazil, highlighting educational reform, the National Common Curriculum Base (BNCC) and the New Secondary Education Law. It highlights the dilution of Philosophy into generic competences and the devaluation of the subject, a reflection of neoliberal policies that prioritise technical and market training to the detriment of critical thinking. The study highlights the resistance of students, teachers and the philosophical community to these changes. It concludes with the impact of the reform, which has generated uncertainty about the position and importance of philosophy, emphasising the need to preserve its relevance in the Brazilian educational scenario. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75683 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8310937946336606 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2479899457642563 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_jvevieira.pdf | 646,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.