Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75671
Type: TCC
Title: Educação para a sustentabilidade: uma abordagem exploratória entre os alunos do curso de Administração da UFC
Authors: Ximenes, Guilherme de Carvalho
Advisor: Silva, Aurio Lucio Leocadio da
Keywords in Brazilian Portuguese : Educação para Sustentabilidade;Concepções Sustentáveis;Educação em Administração
Keywords in English : Education for Sustainability;Sustainable Conceptions;Administration Education
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Issue Date: 2022
Citation: XIMENES, Guilherme de Carvalho. Educação para a sustentabilidade: Uma abordagem exploratória entre os alunos do curso de Administração da UFC. 2022. 81 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Desde a década de 1980, a sustentabilidade tornou-se uma temática cada vez mais recorrente em discussões no âmbito internacional, levando em consideração os diversos problemas ambientais e sociais que assolam os países. Apesar da importância de se debater sobre esse assunto para fomentar as ideias, não se tem o mesmo empenho no contexto das ações. Os múltiplos conceitos da Sustentabilidade, podendo variar de foco conforme a área de estudo, ocasionam uma falta de consenso sobre tal conceituação, dificultando a realização de práticas que realmente sejam sustentáveis. Diante desse contexto, a educação para sustentabilidade surge como um impulsionador, permitindo que os discursos deixem o campo das ideias e tornem-se práticas. A aplicação desta pesquisa no curso de graduação em Administração advém da tamanha relevância do impacto das decisões dos futuros administradores, podendo estes ocupar posições de forte influência no mercado de trabalho. Portanto, o objetivo deste trabalho é investigar a concepção sobre sustentabilidade dos estudantes do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará. Em termos metodológicos, esta pesquisa se classifica como qualitativa, quanto à abordagem, um estudo de caso, quanto à estratégia da abordagem qualitativa, e em descritiva, quanto aos objetivos. Para se alcançar os objetivos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o estudo e, posteriormente, foram efetuadas doze entrevistas de caráter semiestruturada com discentes do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará, a partir do 6º semestre. Os resultados obtidos apresentaram que os estudantes entrevistados consideram a sustentabilidade como um assunto importante para se tornar um futuro administrador que proporcione um melhor clima organizacional, reduza custos, tome as melhores decisões, se diferencie, diminua os impactos no meio ambiente e na sociedade e promova ações sociais. Entretanto, constatou-se que o tema não é abordado de forma aprofundada no curso de Administração, sendo percebido de forma superficial em algumas disciplinas e palestras promovidas dentro da universidade. A pesquisa contribui para a elucidação do quanto se está avançando na abordagem da Educação para Sustentabilidade na Universidade Federal do Ceará, relativo ao curso de Administração. Considerando a necessidade de desenvolver a temática na estrutura curricular, de forma interdisciplinar e prática, que promova a mudança nos comportamentos, atitudes e valores dos estudantes.
Abstract: Since the 1980s, sustainability has become an increasingly recurrent theme in discussions at the international level, taking into account the various environmental and social problems that plague countries. Despite the importance of debating this issue to foster ideas, there is not the same commitment in the context of actions. The multiple concepts of Sustainability, which may vary according to the area of study, cause a lack of consensus on such conceptualization, making it difficult to carry out practices that are really sustainable. Within this context, education for sustainability emerges as a driver, allowing discourses to leave the field of ideas and become practices. The application of this research in the Administration undergraduate course comes from the relevance of the impact of the decisions made by future administrators, who may occupy positions of strong influence in the job market. Therefore, the objective of this work is to investigate the conception of sustainability among students of the Administration course at the Universidade Federal do Ceará. In methodological terms, this research is classified as qualitative, as to its approach, a case study, as to the strategy of the qualitative approach, and descriptive, as to its objectives. To reach the objectives, a bibliographical survey was carried out to support the study and, subsequently, twelve semistructured interviews were conducted with students from the Administration course at the Universidade Federal do Ceará, from the 6th semester on. The results obtained showed that the interviewed students consider sustainability as an important subject to become a future administrator who provides a better organizational climate, reduces costs, makes the best decisions, differentiates himself/herself, reduces the impact on the environment and on society and promotes social actions. However, it was found that the theme is not dealt with in depth in the Administration course, being perceived in a superficial way in some subjects and lectures promoted within the university. The research contributes to the elucidation of how much progress has been made in the approach of Education for Sustainability at the Universidade Federal do Ceará, regarding the Administration course. Considering the need to develop the theme in the curricular structure, in an interdisciplinary and practical way, which promotes a change in the students' behavior, attitudes and values.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75671
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_gcximenes.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.