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Type: TCC
Title: Avaliação de acessibilidade web visual no site do sistema de avaliação da educação fundamental (SAEF)
Authors: Oliveira, Francisco Ewethon Araújo de
Advisor: Lima, Marcos Vinicius de Andrade
Keywords in Brazilian Portuguese : Acessibilidade web;Avaliação automática;SAEF;ASES;Ferramentas de avaliação
Keywords in English : Web accessibility;Automatic assessment;SAEF;ASES;Assessment tools
Issue Date: 2023
Citation: OLIVEIRA, Francisco Ewethon Araújo de. Avaliação de acessibilidade web visual no site do sistema de avaliação da educação fundamental (SAEF). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho traz a necessidade da avaliação do website do Sistema de Avaliação da Educação Fundamental (SAEF) com relação a sua acessibilidade, visando melhorar o acesso ao site, para que o uso seja realizado sem restrições, por todos os usuários do sistema. Mostra a importância da acessibilidade para deficientes e sua importância para não deficientes, ou pessoas com dificuldades em acessar a internet no geral. Trazendo também o destaque a um site da educação brasileira, que lida com os resultados de uma avaliação em larga escala realizada no município de Fortaleza, no Ceará. Visando diminuir os problemas de acessibilidade, faz-se necessário adotar medidas no desenvolvimento e manutenção dos sites, ou seja, estar em conformidade com as atuais recomendações e diretrizes de acessibilidade web. Para a avaliação de acessibilidade a utilização de ferramentas automáticas são significativamente úteis, pois permitem maior velocidade na realização da avaliação além de possibilitar o aumento da assertividade de verificação. Com base na análise dos resultados de avaliação, são sugeridas melhorias que convenham com a funcionalidade do site, identificando os principais problemas, de acordo com os resultados pela análise de acessibilidade da ferramenta ASES no código fonte do site. Um dos principais pontos positivos do uso da ASES na avaliação de acessibilidade é a velocidade dos resultados e relatórios emitidos pela ferramenta, enquanto um ponto negativo é a limitação à apenas o código fonte da página escolhida.
Abstract: This work highlights the need to evaluate the website of the Fundamental Education Assessment System (SAEF) in relation to its accessibility, aiming to improve access to the site, so that use can be carried out without restrictions, by all users of the system. It shows the importance of accessibility for disabled people and its importance for non-disabled people, or people with difficulties accessing the internet in general. Also highlighting a Brazilian education website, which deals with the results of a large-scale evaluation carried out in the municipality of Fortaleza, in Ceará. In order to reduce accessibility problems, it is necessary to adopt measures in the development and maintenance of websites, that is, to comply with current web accessibility recommendations and guidelines. For accessibility assessment, the use of automatic tools is significantly useful, as they allow greater speed in carrying out the assessment in addition to enabling increased verification assertiveness. Based on the analysis of the evaluation results, improvements are suggested that match the functionality of the website, identifying the main problems, according to the results of the accessibility analysis of the ASES tool in the website's source code. One of the main positive points of using ASES in accessibility assessment is the speed of results and reports issued by the tool, while a negative point is the limitation to just the source code of the chosen page.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75606
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

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