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Tipo: Dissertação
Título: Compreender como os profissionais de enfermagem experimentam o mundo da vida e reflexos nas boas práticas assistenciais em uma Unidade de Terapia Intensiva
Autor(es): Queiroz, Patrícia Aquino de
Orientador: Sá, Leonardo Damasceno de
Palavras-chave em português: Unidades de Terapia Intensiva;Enfermagem;Estresse ocupacional
Palavras-chave em inglês: Intensive Care Units;Nursing;Occupational stress;Good care practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: QUEIROZ, Patrícia Aquino de. Compreender como os profissionais de enfermagem experimentam o mundo da vida e reflexos nas boas práticas assistenciais em uma Unidade de Terapia Intensiva. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A unidade de terapia intensiva (UTI) é reconhecida como um ambiente de prestação de cuidados restrito, de alta densidade tecnológica e elevada complexidade, por tratar de pacientes graves em risco iminente de vida. O enfermeiro intensivista atua como coordenador da equipe de enfermagem e, junto à equipe (de enfermagem e multiprofissional), contempla o fornecimento de cuidados integrais e indispensáveis à sustentação da vida. No entanto, para além da prática clínica, o ambiente da UTI expõe os profissionais de enfermagem a situações estressantes, advindas de jornadas de trabalho exaustivas, baixa remuneração, elevada complexidade e falta de recursos, o que afeta diretamente a qualidade, segurança da assistência e resultados em saúde, fomentando, ainda, efeitos danosos à saúde física e mental dos profissionais. Este estudo tem como objetivo Compreender a percepção dos profissionais de enfermagem sobre os desafios vivenciados no desempenho profissional de processos assistenciais seguros em unidades de terapia intensiva. Trata-se de um estudo qualitativo, interpretativo sob a perspectiva teórica do Interacionismo Simbólico, ancorada ao referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes em Unidades de Terapia Intensiva de um hospital universitário de gestão federal. A partir das etapas de análise dos dados coletados descreve-se as categorias emergentes do processo de codificação e análise: Motivação e escolha profissional, Dificuldades de articular o trabalho com a vida pessoal, A relação e comunicação entre profissional e instituição, Comunicação entre equipes e a relação com assistência, Reflexões e possibilidades de reconhecimento. A partir da correlação dos fenômenos e categorias encontradas no modelo paradigmático, emergiu-se o fenômeno central: a assistência segura é resultado de uma interação significativa do self com a equipe e instituição. A relação entre as categorias acima citadas permitiu o estabelecimento da integração e compreensão dos fenômenos. Os achados evidenciam queixas relacionadas a sobrecarga, estresse e acúmulo de funções, junto a negligência de aspectos pessoais, como lazer, espiritualidade e demandas de autocuidado, o que afeta a percepção de felicidade e satisfação dos profissionais de enfermagem. No entanto, apesar dos sentimentos negativos, estes exibem realização acerca do emprego atual e carreira profissional, considerando a instituição e relação chefia-colaborador como saudáveis. Sobre as rotinas, os participantes referem efetividade na implementação de protocolos e seguimento de metas estabelecidas, especialmente no que tange a prevenção de infecções associadas à assistência em saúde. Foi destacado como potencialidade o trabalho em 6 equipes, a partir da articulação da equipe de enfermagem com a equipe multiprofissional, frente a fragilidades, como a comunicação deficiente, cansaço e agravos emocionais relacionados ao ambiente da UTI, além de entraves no processo de qualificação profissional e instabilidade dos regimes de trabalho. A partir da condução do estudo, são visualizadas possibilidades de inovação e melhoria, a partir da implementação de treinamentos, atualização profissional, incorporação de tecnologias, bem como a previsão de recursos, sejam eles materiais ou humanos, em prol da melhoria da efetividade da comunicação entre a equipe.
Abstract: The intensive care unit (UTI) is recognized as a restricted care environment, with high technological density and high complexity, as it treats ill patients at imminent risk of death. The intensive care nurse acts as coordinator of the nursing team and, together with the team (nursing technicians and other professionals) and provide essential care to maintain life. However, in addition to clinical practice, the UTI environment exposes nursing professionals to stressful situations arising from exhausting working hours, low pay, high complexity, and lack of resources, which directly may affect the quality, safety of care and health outcomes, also promoting harmful effects on the physical and mental health of professionals. This study aims to understand the perception of nursing professionals about the challenges experienced in the professional performance of safe care processes in intensive care units. This is a qualitative, interpretative study from the theoretical perspective of Symbolic Interactionism, anchored to the methodological framework of Grounded Theory (GT), with nurses and nursing technicians working in Intensive Care Units of a federally managed university hospital. From the stages of analysis of the collected data, the categories emerging from the codification and analysis process are described: Motivation and professional choice, Difficulties in articulating work with personal life, The relationship and communication between professional and institution, Communication between teams and the relationship with assistance, Reflections and possibilities of recognition. From the correlation of phenomena and categories found in the paradigmatic model, the central phenomenon emerged: safe care is the result of a significant interaction of the self with the team and institution. The relationship between the categories mentioned above allowed the establishment of the integration and understanding of the phenomena. The findings show complaints related to overload, stress and accumulation of functions, together with the neglect of personal aspects, such as leisure, spirituality and self-care demands, which affects the perception of happiness and satisfaction of nursing professionals. However, despite the negative feelings, they show realization about their current job and professional career, considering the institution and the manager-employee relationship as healthy. Regarding routines, participants refer to effectiveness in implementing protocols and following established goals, especially with regard to the prevention of infections associated with health care. Teamwork was highlighted as a potentiality, based on the articulation of the nursing team with the multidisciplinary team, in the face of weaknesses, such as poor communication, fatigue and emotional problems related to the ICU environment, in addition to obstacles in the process of professional qualification and instability of working arrangements. From the conduct of the study, possibilities for innovation and improvement are visualized, based on the implementation of training, professional updating, incorporation of technologies, as well as the forecast of resources, whether material or human, in favor of improving the effectiveness of communication between the team.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75547
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4363688840500504
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-5983-9132
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0430275226558223
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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