Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75546
Type: | TCC |
Title: | Estudantes de pedagogia da UFC aprovados em 2022 no concurso público para professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza-CE: formação, práticas e desafios iniciais da docência |
Authors: | Maier, Clélia Maria |
Advisor: | Lima, Maria do Céu de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Educação;Formação docente;Práticas e desafios;Trabalho docente |
Keywords in English : | Education;Teacher training;Practices and challenges;Teaching work |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | MAIER, Clélia Maria. Estudantes de pedagogia da UFC aprovados em 2022 no concurso público para professor efetivo da Secretaria municipal de educação de Fortaleza - CE: formação, práticas e desafios iniciais da docência. 2023. 64 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Neste trabalho objetivo compreender as práticas e os desafios vivenciados pelos estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC), aprovados no último concurso público para professor efetivo realizado em 2022 pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME- Fortaleza) e que estão vivenciando a experiência docente como profissionais da Pedagogia. O apoio teórico para o alcance desse objetivo será delineado a partir das reflexões de Paulo Freire acerca do ato de educar, considerado por ele como uma práxis carregada de humanismo e fundamentação científica. Ademais, para auxiliar na construção acerca das práticas e desafios que envolvem a formação humana, a educaÁ„o e as trajetórias docentes no campo político e social dentro das instituições de ensino, vale citar os conhecimentos formativos de educadores clássicos como Vygotsky (2020) e contemporâneos como Cipriano Luckesi (2011) e Dermeval Saviani (2007), contribuindo assim com a compreensão do tema. Sendo uma pesquisa do tipo qualitativa e documental, para a construção dos dados foi utilizado questionário com perguntas abertas para os sujeitos da pesquisa, professores concursados e que assumiram sala de aula em 2023 desse modo a transcrição dos relatos vem compor uma análise das experiências construídas por eles ao longo desse período. |
Abstract: | This project aims to comprehend the practices and challenges experienced by students of the Pedagogy course at the Faculty of Education of the Federal University of Cear· (FACED-UFC), who were approved in the recent public teaching competition conducted by the Municipal Department of Education of Fortaleza (SME-Fortaleza) and are currently experiencing the teaching profession as Pedagogy professionals. The theoretical support for achieving this objective will be based on the reflections of Paulo Freire regarding the act of education, which he considers a praxis laden with humanism and scientific foundation. Furthermore, in order to contribute to the understanding of the practices and challenges involving human formation, education, and teaching trajectories in the political and social context within educational institutions, it is worth mentioning the formative knowledge of educators such as Vygotsky (2020), Cipriano Luckesi (2011), and Dermeval Saviani (2007). They provide insights into the topic. Being qualitative research and documentary, a questionnaire with open-ended questions was used to collect data from the research subjects, who are teachers who passed the competition and started teaching in 2023. The transcription of their accounts contributes to an analysis of the experiences they have built during this period. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75546 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_cmmaier.pdf | 805,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.