Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75541
Tipo: TCC
Título : Identificação do perfil do consumidor: um estudo de caso na loja And Store
Autor : Silva, Antônio Andson da
Tutor: Freitas, Lucas Ismaily Bezerra
Co-asesor: Castro, Antônio Joel Ramiro de
Palabras clave en portugués brasileño: Comportamento do consumidor;agrupamento;K-means;Weka
Fecha de publicación : 2023
Citación : SILVA, Antônio Andson da. Identificação do perfil do consumidor: um estudo de caso na loja And Store. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo investigou o comportamento do consumidor na loja And Store, aprofundando-se na compreensão do seu público-alvo, com o objetivo de identificar os perfis dos consumidores. Adotou-se uma abordagem que combinou a coleta e o tratamento de dados com a aplicação da técnica estatística K-means, a fim de oferecer uma visão detalhada e segmentada dos comportamentos de compra dos consumidores. A técnica estatística K-means foi aplicada no Weka, uma plataforma de análise de dados com interface simples e intuitiva. Os resultados apresentados, evidenciaram a identificação de 9 agrupamentos distintos, cada um caracterizando um perfil específico de consumidor. A conclusão apontou uma base sólida para futuras estratégias de negócios.
Abstract: This study investigated consumer behavior at the And Store store, giving a deeper understanding its target audience, with the aim of identifying consumer profiles. An approach was adopted that combined data collection and processing with the application of the K-means statistical technique, in order to offer a detailed and segmented view of consumers’ purchasing behaviors. The K-means technique was applied using Weka, a data analysis platform with a simple and intuitive interface. The results presented showed the identification of 9 distinct clusters, each one characterizing a specific consumer profile. The conclusion showed a solid and promise business strategies for the future.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75541
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6296283821114645
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0003-3489-8712
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/9668328135821873
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_aasilva.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.