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Type: TCC
Title: Agrupamento de questões de formulários do SAEB para obtenção de fatores que podem interferir no processo de aprendizagem
Authors: Saldanha Júnior, Francisco Geovan de Sousa
Advisor: Paz, Rosineide Fernando da
Keywords in Brazilian Portuguese : Análise Fatorial;Sistema de Avaliação da Educação Básica;Agrupamento de questões.
Keywords in English : Factor Analysis;System for Basic Education Assessment;System for Basic Education Assessment
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Issue Date: 2023
Citation: SALDANHA JUNIOR, Francisco Geovan de Sousa. Agrupamento de questões de formulários do SAEB para obtenção de fatores que podem interferir no processo de aprendizagem. 2023. 57f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Anualmente, no Brasil, é realizada a aplicação de questionários à comunidade escolar, no momento em que ocorre a prova aplicada a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Este é um sistema de avaliação externa em larga escala, composto por um conjunto de instrumentos realizado periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Esta avaliação visa medir a qualidade da educação nas escolas públicas e privadas, constituindo-se como uma ferramenta importante na educação básica no Brasil. No entanto, os dados resultantes desses questionários são complexos e volumosos, o que requer o uso de Ciência de Dados para resumir os dados, a fim de facilitar a extração de informações valiosas. Assim, este trabalho propõe realizar agrupamento de questões dos formulários aplicados nesta avaliação, para obtenção de fatores que podem interferir no processo de aprendizagem. Para isso, grupos de perguntas são identificados por meio da aplicação da análise fatorial, a fim de representar características específicas relacionadas às escolas. Neste trabalho são analisados questionários aplicados aos estudantes e professores do 9°Ano e aos gestores escolares das escolas investigadas. Essas respostas são exploradas por meio de gráficos e medidas de resumo. Como resultado, pode-se ter uma melhor visualização das informações contidas nos questionários, além da apresentação de uma métrica para a percepção dos respondentes dos questionário sobre os fatores identificados. Como proposta futura, os valores de métricas para as percepções dos respondentes podem ser usadas em um modelo de regressão para dados multiníveis, a fim de medir o impacto desses valores no rendimento dos estudantes na prova aplicada na ocasião da aplicação dos questionários. Ademais, a metodologia proposta pode ser aplicada em diferentes contextos e questionários, aumentando sua abrangência e utilidade.
Abstract: Annually, in Brazil, questionnaires are administered to the school community at the time of the test conducted through the Basic Education Assessment System. This is a large-scale external assessment system, consisting of a set of instruments carried out periodically by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira. This assessment aims to measure the quality of education in both public and private schools, serving as a crucial tool in basic education in Brazil. However, the data resulting from these questionnaires are complex and voluminous, necessitating the use of Data Science to summarize the data in order to facilitate the extraction of valuable information. Thus, this work proposes to cluster questions from the forms used in this assessment to obtain factors that may interfere with the learning process. For this purpose, question groups are identified through the application of factor analysis to represent specific characteristics related to schools. In this work, questionnaires applied to 9th-grade students and teachers, as well as school managers of the investigated schools, are analyzed. These responses are explored through graphs and summary measures. As a result, a better visualization of the information contained in the questionnaires can be obtained, along with the presentation of a metric for the respondents’ perception of the identified factors. As a future proposal, the metric values for respondents’ perceptions can be used in a multilevel data regression model to measure the impact of these values on students’ performance in the test administered when the questionnaires are applied. Furthermore, the proposed methodology can be applied in different contexts and with different questionnaires, thereby increasing its scope and usefulness.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75519
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

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