Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75504
Tipo: | Dissertação |
Título: | A utilização de aplicativos para smartphones como recurso didático no ensino de ligações químicas para a 1ª série do ensino médio |
Título em inglês: | The use of smartphone applications as a didactic resource in teaching chemical bonds for the 1st year of high school |
Autor(es): | Rodrigues, Ana Maria de Oliveira |
Orientador: | Silva, Maria Goretti de Vasconcelos |
Coorientador: | Lima, Luciana de |
Palavras-chave: | ensino de química;aplicativos;smartphones |
Palavras-chave em português: | Química - Estudo e ensino;Tecnologia educacional;Ensino - Meios auxiliares;Interatividade virtual |
Palavras-chave em inglês: | Chemistry - Study and teaching;Educational technology;Teaching - Aids and devices;Virtual interactivity |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Data do documento: | 22-Dez-2022 |
Citação: | RODRIGUES, Ana Maria de Oliveira. A utilização de aplicativos para smartphones como recurso didático no ensino de ligações químicas para a 1ª série do ensino médio. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O ensino de química no Brasil, especialmente no nível médio, tem se destacado na pesquisa educacional por buscar uma melhor compreensão do ensino e do estudo da química, desenvolvendo propostas metodológicas e ferramentas de ensino que podem ajudar a tornar as aulas mais agradáveis e aumentar o nível de aprendizagem dos alunos. A química como disciplina é percebida por muitos alunos como descontextualizada e decorativa, por isso o ensino de química em muitas escolas precisa urgentemente passar por mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Uma delas é o uso de recursos didáticos para aprimorar o aprendizado dos alunos e dar-lhes uma melhor impressão. Entre esses recursos estão os meios tecnológicos que estão presentes na sociedade e no cotidiano dos alunos. Os smartphones se destacam nesse cenário devido à sua popularidade nos últimos anos, pois há aplicativos nesses dispositivos móveis que os tornam muito populares e amplamente utilizados. Assim, este estudo apresenta a possibilidade de utilização desses aplicativos para dispositivos móveis, especialmente smartphones, como auxiliares didáticos nas aulas de química. O estudo em questão foi realizado com alunos de uma escola de período integral na cidade de Fortaleza/ CE em 2020. Para tanto, foram utilizados questionários ao longo do estudo para a coleta de dados, a fim de verificar como os aplicativos podem contribuir para o ensino de química. Em relação aos aspectos quantitativos, os resultados obtidos foram ambíguos em termos de sua aplicação para melhorar a aprendizagem. Isso provavelmente se deve ao fato de que essas análises tiveram perspectivas diferentes na coleta de dados, pois o número de participantes variou nas diferentes fases da pesquisa. Observou-se que, nas situações em que os aplicativos foram usados, houve uma melhoria na aprendizagem de alguns conteúdos. Concluímos que o uso de aplicativos mostrou grande potencial como recurso didático, apresentando um alto nível de aceitação pelos alunos e possibilitando pesquisas futuras e que este estudo também pode ser utilizado como uma proposta de apoio aos professores da educação básica ao adotarem o uso de tecnologias de forma significativa e criativa no ensino de química. |
Abstract: | The teaching of chemistry in Brazil, especially at the secondary level, has distinguished itself in educational research by seeking a better understanding of the teaching and study of chemistry, developing methodological proposals and teaching tools that can help to make lessons more enjoyable and increase the learning level of students. Chemistry as a subject is perceived by many students as decontextualized and decorative, so chemistry teaching in many schools urgently needs to undergo changes in the teaching and learning process. One of them is the use of didactic resources to enhance student learning and give them a better impression. Among these resources are the technological means that are present in society and in the daily lives of students. Smartphones stand out in this scenario due to their popularity in recent years, since there are applications on these mobile devices that make them very popular and widely used. Thus, this study presents the possibility of using these applications for mobile devices, especially smartphones, as didactic aids in chemistry lessons. The study in question was conducted with students at an all-day school in the city of Fortaleza/ CE in 2020. To this end, questionnaires were used throughout the study to collect data in order to verify how the applications can contribute to the teaching of chemistry. As far as the quantitative aspects are concerned, the results obtained were ambiguous in terms of their application to improve learning. This is probably due to the fact that these analyses had different perspectives in data collection, as the number of participants varied in the different phases of the research. It was observed that in the situations where the applications were used, there was an improvement in learning of some content. We concluded that the use of applications showed great potential as a didactic resource, presenting a high level of acceptance by the students and enabling future researches, and that this study also be used as a proposal to support teachers of basic education when adopting the use of technologies in a significant and creative way in the teaching of chemistry. |
Descrição: | Acompanha produto educacional: Sequência didática envolvendo o uso de aplicativos para aulas de ligações químicas |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75504 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2327481665767305 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-7062-4834 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0569144988877808 |
ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-5838-8736 |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/2967595851995266 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_amorodrigues.pdf | Dissertação | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
2022_pe_amorodrigues.pdf | 874,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.