Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75445
Type: TCC
Title: Análise das métricas da W3C para o desenvolvimento de sítios destinados a eventos acadêmicos.
Authors: Santos, Samuel Silva dos
Advisor: Paz, Rosineide Fernando da
Keywords in Brazilian Portuguese : acessibilidade;deficientes visuais;avaliação de acessibilidade;internet;páginas web
Keywords in English : accessibility;visually impaired;accessibility evaluation;internet;web pages
Issue Date: 2023
Citation: SANTOS, Samuel Silva dos. Análise das métricas da W3C para o desenvolvimento de sítios destinados a eventos acadêmicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: É notável a crescente importância da acessibilidade em sistemas web. Isso se dá devido aos avanços tecnológicos, expansão do uso da internet, crescimento populacional, entre outros. Diante da necessidade de tornar os sistemas acessíveis a todas as pessoas, independentemente de necessidades especiais, este estudo busca contribuir com a acessibilidade em sítios de eventos acadêmicos, apoiando-se nas recomendações da Web Content Accessibility Guide da World Wide Web Consortium. Assim, aqui é conduzida, por meio de uma ferramenta na web, uma avaliação do sítio de um evento acadêmico, o qual ocorre anualmente dentro de da instituição de ensino superior. Os resultados revelaram desafios em áreas como imagens, links e contrastes, indicando que as páginas não estão em conformidade com as diretrizes de acessibilidade. O levantamento dos principais problemas e sugestões de melhoria destaca a necessidade urgente de adequação do sítio para cumprir a legislação e promover a inclusão de pessoas com dificuldades visuais. Portanto, este estudo destaca a relevância de uma continuidade da implementação efetiva das diretrizes de acessibilidade para contribuir com a inclusão digital.
Abstract: The growing importance of accessibility in web systems is noteworthy. This is attributed to technological advancements, the expansion of internet usage, population growth, among other factors. Faced with the need to make systems accessible to all individuals, regardless of special needs, this study aims to contribute to accessibility in websites for academic events, relying on the recommendations of the Web Content Accessibility Guide from the World Wide Web Consortium. Consequently, an evaluation of the website for an annual academic event within the higher education institution is conducted through a web tool. The results revealed challenges in areas such as images, links, and contrasts, indicating that the pages do not comply with accessibility guidelines. The identification of key issues and improvement suggestions underscores the urgent need to adapt the website to comply with legislation and promote the inclusion of individuals with visual impairments. Therefore, this study emphasizes the ongoing relevance of effectively implementing accessibility guidelines to contribute to digital inclusion.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75445
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_sssantos.pdf2,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.