Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75439
Type: TCC
Title: Os desafios da prática docente em Geografia na formação de um licenciando: do ensino presencial ao remoto
Authors: Luz, Carlos Eduardo Mendes
Advisor: Oliveira, Alexandra Maria de
Keywords in Brazilian Portuguese : Estágio;Geografia;Escola;Professor;Ensino
Keywords in English : Internship;Geography;School;Teacher;Teaching
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Issue Date: 2023
Citation: LUZ, Carlos Eduardo Mendes. Os desafios da prática docente em Geografia na formação de um licenciando: do ensino presencial ao remoto. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo abordar a vivência do autor a partir da sua chegada ao ensino superior até sua conclusão, passando por suas experiências dentro do curso de graduação em Geografia, como vivências em laboratórios, aulas de campo e estágios supervisionados, com o intuito de, a partir das reflexões geradas neste trabalho, conseguir aprofundar ainda mais seu conhecimento, além de despertar a didática pedagógica que é inerente a todo licenciado. A partir de revisões da literatura e dos relatórios de estágio supervisionado, assim como pesquisas em periódicos, legislações e relatos pessoais, este trabalho foi construído, de modo a trazer, tanto para o autor, como para a comunidade acadêmica, aspectos que caracterizam de fato, a formação de um licenciando em Geografia. Foi relatado principalmente a experiência adquirida nos estágios supervisionados, abordando as expectativas, dificuldades e os desafios enfrentados durante a Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19/SARS-CoV-2) no ano de 2020, assim como também, os resultados obtidos durante esses estágios e os processos desenvolvidos ao longo da caminhada em um curso de Licenciatura.
Abstract: This work aims to address the author’s experience from his arrival at higher education to its conclusion, going through his experiences within the undergraduate course in Geography, as experiences in laboratories, field classes and supervised internships, In order to, from the reflections generated in this work, further deepen their knowledge, and awaken the pedagogical didactics that is inherent to every graduate. From literature reviews and supervised internship reports, as well as research in journals, legislation and personal reports, this work was built in order to bring, both to the author and to the academic community, aspects that characterize in fact the formation of a graduate in Geography. It was mainly reported the experience acquired in supervised internships, addressing the expectations, difficulties and challenges faced during the Pandemic of the new Coronavirus (COVID-19/SARS-CoV-2) in the year 2020, as well as the results obtained during these stages and the processes developed along the walk in a degree course.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75439
Author's Lattes: https://lattes.cnpq.br/3307126377479803
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1698-5436
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5468866578628283
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Memorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_cemluz.pdf17,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.