Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75426
Tipo: TCC
Título : Produção de objetos de aprendizagem como possibilidade de carreira para licenciandos
Título en inglés: Production of learning objects as a career possibility for licensees
Autor : Serafim, Lara Cecília Roseno
Tutor: Mota, Erika Freitas
Co-asesor: Moreira, Thaís Borges
Palabras clave en portugués brasileño: Biologia;Currículo;Formação inicial;Professores
Palabras clave en inglés: Biology;Curriculum;Initial formation;Teachers
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : SERAFIM, Lara Cecília Roseno. Produção de objetos de aprendizagem como possibilidade de carreira para licenciandos. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Ao longo da formação inicial docente, existe o contato com disciplinas que contemplam tanto conteúdos específicos quanto pedagógicos, de modo que, em conjunto, preparam o licenciando para sua atuação profissional. Contudo, o currículo acaba por enfatizar a atividade do licenciado somente na sala de aula, restringindo sua atuação na produção de objetos de aprendizagem. Considerando o impacto dos objetos de aprendizagem no processo educacional e as oportunidades de carreira existentes nessa área para professores, buscou-se verificar se a produção desses objetos é vista como possibilidade de atuação profissional por licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, assim como identificar no currículo a existência de disciplinas voltadas para a produção desses objetos. Para isso, a estrutura curricular do curso foi analisada e as percepções dos estudantes matriculados no Trabalho de Conclusão de Curso foram avaliadas por meio da análise de conteúdo das respostas a um questionário eletrônico enviado para eles por e-mail. Concluiu-se que, apesar dos estudantes conhecerem e utilizarem os objetos de aprendizagem em sala de aula, eles não veem a produção desses materiais como possibilidade de carreira. Tal fato demonstra pouca articulação das disciplinas, o que resulta em um licenciado que, apesar de habilitado, não tem compreensão das diversas formas de aplicação de suas competências.
Abstract: Throughout initial teacher training, there is contact with disciplines that include both specific and pedagogical content, so that, together, they prepare the student for his or her professional career. However, the curriculum ends up emphasizing the graduate's activity only in the classroom, restricting his role in the production of learning objects. Considering the impact of learning objects on the educational process and the career opportunities that exist in this area for teachers, we sought to verify whether the production of these objects is seen as a possibility of professional activity by undergraduate students of the Biological Sciences course at the Federal University of Ceará, as well as identifying in the curriculum the existence of subjects focused on the production of these objects. To this end, the course's curricular structure was analyzed and the perceptions of students enrolled in the Course Completion Work were evaluated through content analysis of the responses to an electronic questionnaire sent to them by email. It was concluded that, although students know and use learning objects in the classroom, they do not see the production of these materials as a career possibility. This demonstrates little articulation of the disciplines, which results in a graduate who, despite being qualified, does not understand the different ways of applying his skills.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75426
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7529076845927245
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-1477-5563
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5964165127429630
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0002-3064-2181
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/6482624744843161
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_lcrserafim.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.