Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mota, Erika Freitas | - |
dc.contributor.author | Serafim, Lara Cecília Roseno | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T18:06:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T18:06:54Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SERAFIM, Lara Cecília Roseno. Produção de objetos de aprendizagem como possibilidade de carreira para licenciandos. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75426 | - |
dc.description.abstract | Throughout initial teacher training, there is contact with disciplines that include both specific and pedagogical content, so that, together, they prepare the student for his or her professional career. However, the curriculum ends up emphasizing the graduate's activity only in the classroom, restricting his role in the production of learning objects. Considering the impact of learning objects on the educational process and the career opportunities that exist in this area for teachers, we sought to verify whether the production of these objects is seen as a possibility of professional activity by undergraduate students of the Biological Sciences course at the Federal University of Ceará, as well as identifying in the curriculum the existence of subjects focused on the production of these objects. To this end, the course's curricular structure was analyzed and the perceptions of students enrolled in the Course Completion Work were evaluated through content analysis of the responses to an electronic questionnaire sent to them by email. It was concluded that, although students know and use learning objects in the classroom, they do not see the production of these materials as a career possibility. This demonstrates little articulation of the disciplines, which results in a graduate who, despite being qualified, does not understand the different ways of applying his skills. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Produção de objetos de aprendizagem como possibilidade de carreira para licenciandos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Moreira, Thaís Borges | - |
dc.description.abstract-ptbr | Ao longo da formação inicial docente, existe o contato com disciplinas que contemplam tanto conteúdos específicos quanto pedagógicos, de modo que, em conjunto, preparam o licenciando para sua atuação profissional. Contudo, o currículo acaba por enfatizar a atividade do licenciado somente na sala de aula, restringindo sua atuação na produção de objetos de aprendizagem. Considerando o impacto dos objetos de aprendizagem no processo educacional e as oportunidades de carreira existentes nessa área para professores, buscou-se verificar se a produção desses objetos é vista como possibilidade de atuação profissional por licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, assim como identificar no currículo a existência de disciplinas voltadas para a produção desses objetos. Para isso, a estrutura curricular do curso foi analisada e as percepções dos estudantes matriculados no Trabalho de Conclusão de Curso foram avaliadas por meio da análise de conteúdo das respostas a um questionário eletrônico enviado para eles por e-mail. Concluiu-se que, apesar dos estudantes conhecerem e utilizarem os objetos de aprendizagem em sala de aula, eles não veem a produção desses materiais como possibilidade de carreira. Tal fato demonstra pouca articulação das disciplinas, o que resulta em um licenciado que, apesar de habilitado, não tem compreensão das diversas formas de aplicação de suas competências. | pt_BR |
dc.title.en | Production of learning objects as a career possibility for licensees | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Biologia | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Currículo | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Professores | pt_BR |
dc.subject.en | Biology | pt_BR |
dc.subject.en | Curriculum | pt_BR |
dc.subject.en | Initial formation | pt_BR |
dc.subject.en | Teachers | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7529076845927245 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1477-5563 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5964165127429630 | pt_BR |
local.co-advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3064-2181 | pt_BR |
local.co-advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6482624744843161 | pt_BR |
local.date.available | 2023-12-20 | - |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_lcrserafim.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.