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Tipo: Tese
Título: Transpassando os limites da educação: os significados do acesso ao ensino superior para travestis e pessoas transgêneras
Autor(es): Duarte, Jessyca Barbosa
Orientador: Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Palavras-chave em português: Gênero;Travestis;Pessoas transgêneras;Ensino Superior;Acesso
Palavras-chave em inglês: Gender;Transvestites;Transgender people;University education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: DUARTE, Jessyca Barbosa. Transpassando os limites da educação: os significados do acesso ao ensino superior para travestis e pessoas transgêneras. 2023. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Esta pesquisa compreende o significado do acesso ao ensino superior para travestis e pessoas transgêneras que frequentam/frequentaram o programa preparatório para o Enem Transpassando. Como objetivos específicos, o estudo busca investigar como se deu a trajetória de travestis e pessoas transgêneras no sistema formal de educação básica; analisar os principais desafios de travestis e pessoas transgêneras para o acesso ao ensino superior; identificar as ações afirmativas de acesso ao ensino superior voltadas para travestis e pessoas transgêneras e observar o princípio que norteia o programa Transpassando. Os sujeitos da pesquisa são seis integrantes do referido programa, que está vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE). Dentre as seis pessoas, quatro fazem parte da população T e as outras duas se identificam como cisgênero. O estudo, de natureza qualitativa, discute as categorias sexo, gênero, ensino superior e acesso e para isso foram feitas pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas semiestruturadas com as/os participantes do Transpassando. Como abordagem metodológica para a análise dos dados, é utilizada a História Oral, visto que as falas das/os entrevistadas/os são cruciais para retratar as vivências de travestis e pessoas transgêneras. Assim, os resultados apontam para a busca de uma conquista do ensino superior não apenas como forma de ascensão social, mas como estratégia de mudança da cultura transfóbica e elitista desse nível de ensino, já que a presença de pessoas T nas instituições suscitaria o questionamento, o debate e a transformação. O acesso também é identificado como o princípio que norteia as ações do Transpassando, rompendo com a ideia de que o acesso significa apenas o ingresso nas Instituições de Ensino Superior (IES). Ademais, a partir das falas dos sujeitos, é observado que as universidades representam uma extensão da vida escolar da população T, pois ao ingressar no ensino superior vivenciam situações de violência semelhantes ou piores às que tiveram durante suas trajetórias no ensino médio. Por fim, foram parcas as ações afirmativas identificadas para o acesso ao ensino superior desses sujeitos. Dentre as ações estavam o respeito ao nome social nas salas de aula e nos documentos das IES e a reserva de vagas notadamente na pós-graduação de alguns estados para o ingresso de travestis e pessoas transgêneras.
Abstract: This research understands the meaning of access to higher education for transvestites and transgender people who attend / attended the preparatory program for Enem Transpassando. As specific objectives, the study seeks to investigate the trajectory of transvestites and transgender people in the formal system of basic education; analyze the main challenges of transvestites and transgender people for access to higher education; identify affirmative actions for access to higher education aimed at transvestites and transgender people and observe the principle that guides the Transpassando program. The research subjects are six members of the aforementioned program, which is linked to the State University of Ceará (UECE). Of the six people, four are part of the T population and the other two identify as cisgender. The study, of a qualitative nature, discusses the categories of sex, gender, higher education and access, and for that, bibliographical and documentary research and semi-structured interviews were carried out with the participants of Transpassando. As a methodological approach for data analysis, Oral History is used, since the interviewees' speeches are crucial to portray the experiences of transvestites and transgender people. Thus, the results point to the search for a conquest of higher education not only as a form of social ascension, but as a strategy to change the transphobic and elitist culture of this level of education, since the presence of T people in institutions would raise the question, debate and transformation. Access is also identified as the principle that guides Transpassando's actions, breaking with the idea that access only means entering Higher Education Institutions (HEIs). Moreover, from the subjects' speeches, it is observed that universities represent an extension of the school life of population T, because when entering higher education, they experience situations of violence similar to or worse than those they had during their trajectories in high school. Finally, the affirmative actions identified for these subjects' access to higher education were scarce. Among the actions were the respect for the social name in the classrooms and in the documents of the HEIs and the reservation of vacancies, notably in the postgraduate courses of some states for the admission of transvestites and transgender people.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75350
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5820773459448860
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6240-2262
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0833133979224938
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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