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Tipo: Tese
Título : Educação Profissional e Inclusão: possibilidades e limites para a constituição de uma educação inclusiva e emancipadora à luz da trajetória dos estudantes com deficiência egressos do IFCE
Autor : Felipe, Kelma de Freitas
Tutor: Lustosa, Francisca Geny
Palabras clave en portugués brasileño: Inclusão;Pessoa com deficiência;Qualificação profissional;Emancipação humana
Palabras clave en inglés: Inclusion;Person with disability;Professional training;Human emancipation
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : FELIPE, Kelma de Freitas. Educação Profissional e Inclusão: possibilidades e limites para a constituição de uma educação inclusiva e emancipadora à luz da trajetória dos estudantes com deficiência egressos do IFCE. 2023. 154 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as repercussões da qualificação profissional de pessoas com deficiência, egressos de cursos de nível superior do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), sobre e para a constituição de processos inclusivos e emancipatórios. O estudo fundamenta-se no pensamento de Gramsci (2004), ao lançar a discussão sobre a formação educacional da classe subalterna e o estabelecimento de processos emancipatórios, e nos constructos teóricos de pesquisadores atuais, como Mantoan (2015), Lustosa (2021), Sassaki (2010), Nuernberg (2020) e Mello (2014), ao discutirem sobre educação especial na perspectiva inclusiva. Como metodologia, utiliza uma abordagem qualitativa, valendo-se das interpretações mediadas pelo método histórico-dialético, aliado à técnica do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefèvre e Lefèvre (2021). Na recolha de informações, a pesquisa levanta dados oficiais sobre o nível de instrução e inserção no mundo do trabalho a partir de dados coletados por meio do Censo IBGE (2022), PNS (2019) e INEP (2021/2022); realiza o Estado da Questão sobre educação profissional, pessoas com deficiência e mundo do trabalho; além de coletar informações junto aos estudantes com deficiência egressos do IFCE, formados entre os anos de 2008-2021, ao aplicar questionários, disponibilizado on-line por meio da ferramenta Surveymonkey, e realizar entrevistas de grupo focal, pela plataforma do Google Meet. Como resultado deste estudo, constatamos dois importantes aspectos, dentre outros: i) identificação de processos sociais inclusivos provenientes do acesso de pessoas com deficiência a cursos de nível superior e a inclusão no mundo do trabalho, e ii) ausência de uma formação emancipadora humana, tendo em vista que os processos educacionais estabelecidos pelo modelo capitalista de produção não promovem interferências nas estruturas econômicas e sociais estabelecidas pelo sistema. Assim, inferimos com esta investigação que o conceito de inclusão emancipadora, sob a perspectiva de emancipação humana, não se faz presente nessa sociabilidade do capital, sendo esta pesquisa um instrumento para abertura de caminhos em busca da implementação de políticas educacionais que proporcionem o desenvolvimento de processos contra-hegemônicos viabilizadores de transformação social.
Abstract: The objective of this research was to analyze the repercussions of the professional qualification of people with disabilities, graduates of higher education courses at the Federal Instituto de Educacão do Ceará (IFCE), regarding the constitution of new inclusive and emancipatory social processes. Based on the thoughts of Gramsci (2004), this research discusses the educational formation of the subordinate class and the establishment of emancipatory processes; by Vygotsky (2021) and our theoretical constructs by researchers, such as Mantoan (2015), Lustosa (2021), Sassaki (2010), Nuernberg (2020) and Mello (2014) appropriating reflections on educational and labor processes of people with disabilities. As a methodology, it uses a qualitative approach, using interpretations mediated by the historical-dialectic method, combined with the Collective Subject Discourse technique by Lefèvre and Lefèvre (2021). In collecting information, the research collects official data on the level of education and insertion in the world of work based on data collected through the IBGE Census (2022), PNS (2019) and INEP (2021/2022); carries out the State of the Question on professional education, people with disabilities and the world of work; in addition to collecting information from students with disabilities who graduated from IFCE, graduated between the years 2008-2021, by applying questionnaires, made available online through the Surveymonkey tool, and conducting focus group interviews, through the Google Meet platform. As a result of this study, two important aspects were verified, among others: i) identification of inclusive social processes resulting from the access of people with disabilities to higher education courses and inclusion in the world of work; and ii) a notable absence of truly emancipatory education, considering that the educational processes established by the capitalist model of production do not promote interference in the economic and social structures established by the system. In this way, we infer from this investigation that the concept of emancipatory inclusion, from the perspective of human emancipation, is not present in this capitalist society. This research being an instrument for opening paths in search of the implementation of educational policies that provide the development of counter-hegemonic processes that enable social transformation.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75301
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3194825430522057
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9802514363178311
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

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