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Tipo: Tese
Título: Práxis e experiência de classe nos grupos produtivos de economia solidária: construindo processos formativos emancipatórios na formação humana e profissional
Autor(es): Vieira, Mauro Rogério de Almeida
Orientador: Sousa Junior, Justino de Sousa
Palavras-chave em português: Economia solidária;Educação profissional;Práxis político-educativa;Contrainternalização;Emancipação
Palavras-chave em inglês: Solidarity economy;Professional education;Political-educational práxis;Contrainternalization;Emancipation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: VIEIRA, Mauro Rogério de Almeida. Práxis e experiência de classe nos grupos produtivos de economia solidária: construindo processos formativos emancipatórios na formação humana e profissional. 2023. 319 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Não há receitas prontas para a emancipação, a “novidade” emancipatória nasce no centro do movimento social, não é possível caminhar para a transformação social a partir de uma proposta geral, abstrata, forjada em recintos nos quais a ciência se divorcia da vida e relega a práxis social. A formação de um novo sujeito não está sendo gestada na instituição escolar e tampouco somente pela economia solidária. A formação de um novo sujeito é realizada no âmago da luta dos/as trabalhadores/as a partir de sua práxis concreta, práxis produtiva, reprodutiva, política e revolucionária. Relegar a práxis social é desprezar o inusitado das experiências sociais. A experiência da classe trabalhadora na economia solidária é permeada de contradições, porém, ela possui especificidades capazes de propiciar ações inusitadas nas quais podem estar contidas uma potência suficientemente importante para a luta social. O que pretendemos com esta análise é apresentar alguns elementos que podem nos ajudar a compreender como o fazer-se da educação profissional é marcado pela disputa da formação da classe trabalhadora, e este fazerse pode nos possibilitar a aproximação com outros modos de formar as pessoas a partir da experiência de classe promovida pela articulação, por exemplo, da educação profissional com a economia solidária. Os problemas principais a serem analisados nesta pesquisa foram: quais as consequências das relações entre educação profissional e os grupos de economia solidária? Quais as experiências educativas extraídas das relações na economia solidária que podem contribuir para outra experiência da instituição escolar? Como se dão as experiências educativas manifestas nas relações dos grupos de economia solidária com o IFRN/Mossoró? Em que a práxis político-educativa da economia solidária pode contribuir com a práxis político-educativa do IFRN/Mossoró? A concepção dialética e materialista da história nos permitiu estabelecer certa rota; não é uma rota inteiramente pronta e definitiva, mas um horizonte no qual os conceitos e as práticas foram a bússola que nos auxiliou no desdobramento de nossas questões. Nesse sentido, afirmamos que é através dessas experiências com a classe trabalhadora que a educação se conecta com os anseios populares e reconfigura sua práxis política.
Abstract: There are no ready-made recipes for emancipation; the emancipatory 'novelty' arises at the heart of the social movement. It is not possible to move towards social transformation based on a general, abstract proposal forged in settings where science divorces itself from life and relegates social praxis. The formation of a new subject is not being gestated in the school institution, nor solely through solidarity economy. The formation of a new subject takes place at the heart of the struggle of workers, based on their concrete praxis—productive, reproductive, political, and revolutionary praxis. To relegate social praxis is to disregard the uniqueness of social experiences. The experience of the working class in solidarity economy is fraught with contradictions, yet it possesses specificities capable of fostering unusual actions that may contain a power significant enough for social struggle. What we aim to achieve with this analysis is to present some elements that can help us understand how the shaping of professional education is marked by the struggle for the formation of the working class. This shaping can enable us to approach other ways of educating people based on the class experience facilitated by the integration, for example, of professional education with solidarity economy. The main problems to be analyzed in this research were: what are the consequences of the relationships between professional education and solidarity economy groups? What educational experiences can be drawn from relationships in solidarity economy that may contribute to an alternative experience within the school institution? How do the educational experiences manifest in the relationships between solidarity economy groups and IFRN/Mossoró? In what ways can the political-educational praxis of solidarity economy contribute to the political-educational praxis of IFRN/Mossoró? The dialectical and materialist conception of history has allowed us to establish a certain path; it is not a completely ready and definitive path, but a horizon in which concepts and practices served as the compass that assisted us in unfolding our inquiries. In this sense, we assert that it is through these experiences with the working class that education connects with popular aspirations and reconfigures its political praxis.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75296
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9912305579298001
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5835023680619914
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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