Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75291
Type: | TCC |
Title: | A Vivência na Residência Pedagógica - uma análise por meio de narrativas de experiência |
Title in English: | The Experience in the Pedagogical Residency - an analysis through experience narratives |
Authors: | Barboza, Hellen Gomes |
Advisor: | Feitosa, Raphael Alves |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Narrativa de experiência vivida;Residência docente;Educação ambiental |
Keywords in English : | Narrative of lived experience;Teaching residency;Environmental education |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | BARBOZA, Hellen Gomes. A vivência na Residência Pedagógica: uma análise por meio de narrativas de experiência. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho de conclusão de curso se propôs a analisar a experiência pessoal de uma aluna de licenciatura durante sua participação no Programa Residência Pedagógica (RP). Ainda que se trate de uma experiência pessoal, essa vivência inicial na profissão traz dificuldades e inseguranças comuns aos licenciandos recém ingressados na realidade escolar. Os dados foram obtidos por meio de narrativas de experiência do vivido escritas pela autora deste presente trabalho logo após as aulas de um projeto de educação ambiental produzido e aplicado para a eletiva de mesmo nome da escola-campo a qual a autora participou durante as atividades do RP. O projeto teve como intuito apresentar a flora nativa da região presente na escola como também introduzir a problemática de espécies exóticas e invasoras. Aos alunos foram apresentados métodos de identificação de plantas e, posteriormente, praticaram a identificação em algumas plantas da escola-campo. As narrativas foram produzidas ao final de cada aula do projeto, 4 no total, com a adição de mais uma narrativa após finalizados seis meses de participação no programa. Para a análise dos dados nas narrativas foi utilizada a hermenêutica objetiva, seguindo as orientações de Phillip Meyring. Foram observados quatro temas comuns presentes nas narrativas que expressavam inseguranças com as habilidades de magistrado ou benefícios trazidos pelo RP. Os temas foram: Insegurança como profissional em formação, Controle do tempo em sala de aula, Apatia dos alunos e Acompanhamento de um professor experiente. Os temas encontrados nas narrativas estão de acordo com as dificuldades expressadas por professores iniciantes na literatura especializada. Essas dificuldades são, no entanto, superadas ou atenuadas pelas orientações dos professores mais experientes, e, sobretudo, pela experiência adquirida nas atividades realizadas no RP que contribuem imensamente para o amadurecimento do licenciando na profissão. |
Abstract: | The present undergraduate thesis aimed to analyze the personal experience of a undergrad student during her participation in the Programa de Residência Pedagógica (RP). Even though this work is about a personal experience, this initial professional experience brings insecurities and hardships common to undergrad students freshly entering the school reality. The data were obtained through narratives of lived experience written by the author of this paper right after classes of a environmental education project produced and applied for the environmental education elective at the school-field in which the author articipate while in the RP’s activities. The project aimed to introduce the region’s native flora present at the school as well as introduce the invasive and exotic plants issue. The students were introduced to plant identification methods and, after that, they practiced identifying a few of the school’s plants. The narratives were produced after each class of the project, 4 in total, with the addition of one more narrative after six months participating in the program. Objective Hermeneutics was used as a method to analyze the data in the narratives, following Phillip Meyring’s guides. Four common themes were noted in the narratives, they expressed insecurities involving magistrate’s skills or benefits of participating in RP. The themes were: Insecurities as a professional in training, Time management in class, Student’s apathy and the benefits of being monitored by an experienced teacher. The themes found in the narratives are in agreement with the hardships expressed by beginning teachers in specialized literature. These hardships are, however, overcome or mitigated by the guiding of experienced teachers, and, especially, by the experience acquired in the activities carried out in RP which immensely contribute to the beginning teacher’s maturity in the profession. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75291 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3437617722263517 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1488422394078457 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_hgbarboza.pdf | 627,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.