Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFeitosa, Raphael Alves-
dc.contributor.authorBarboza, Hellen Gomes-
dc.date.accessioned2023-12-14T14:32:07Z-
dc.date.available2023-12-14T14:32:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBARBOZA, Hellen Gomes. A vivência na Residência Pedagógica: uma análise por meio de narrativas de experiência. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75291-
dc.description.abstractThe present undergraduate thesis aimed to analyze the personal experience of a undergrad student during her participation in the Programa de Residência Pedagógica (RP). Even though this work is about a personal experience, this initial professional experience brings insecurities and hardships common to undergrad students freshly entering the school reality. The data were obtained through narratives of lived experience written by the author of this paper right after classes of a environmental education project produced and applied for the environmental education elective at the school-field in which the author articipate while in the RP’s activities. The project aimed to introduce the region’s native flora present at the school as well as introduce the invasive and exotic plants issue. The students were introduced to plant identification methods and, after that, they practiced identifying a few of the school’s plants. The narratives were produced after each class of the project, 4 in total, with the addition of one more narrative after six months participating in the program. Objective Hermeneutics was used as a method to analyze the data in the narratives, following Phillip Meyring’s guides. Four common themes were noted in the narratives, they expressed insecurities involving magistrate’s skills or benefits of participating in RP. The themes were: Insecurities as a professional in training, Time management in class, Student’s apathy and the benefits of being monitored by an experienced teacher. The themes found in the narratives are in agreement with the hardships expressed by beginning teachers in specialized literature. These hardships are, however, overcome or mitigated by the guiding of experienced teachers, and, especially, by the experience acquired in the activities carried out in RP which immensely contribute to the beginning teacher’s maturity in the profession.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Vivência na Residência Pedagógica - uma análise por meio de narrativas de experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho de conclusão de curso se propôs a analisar a experiência pessoal de uma aluna de licenciatura durante sua participação no Programa Residência Pedagógica (RP). Ainda que se trate de uma experiência pessoal, essa vivência inicial na profissão traz dificuldades e inseguranças comuns aos licenciandos recém ingressados na realidade escolar. Os dados foram obtidos por meio de narrativas de experiência do vivido escritas pela autora deste presente trabalho logo após as aulas de um projeto de educação ambiental produzido e aplicado para a eletiva de mesmo nome da escola-campo a qual a autora participou durante as atividades do RP. O projeto teve como intuito apresentar a flora nativa da região presente na escola como também introduzir a problemática de espécies exóticas e invasoras. Aos alunos foram apresentados métodos de identificação de plantas e, posteriormente, praticaram a identificação em algumas plantas da escola-campo. As narrativas foram produzidas ao final de cada aula do projeto, 4 no total, com a adição de mais uma narrativa após finalizados seis meses de participação no programa. Para a análise dos dados nas narrativas foi utilizada a hermenêutica objetiva, seguindo as orientações de Phillip Meyring. Foram observados quatro temas comuns presentes nas narrativas que expressavam inseguranças com as habilidades de magistrado ou benefícios trazidos pelo RP. Os temas foram: Insegurança como profissional em formação, Controle do tempo em sala de aula, Apatia dos alunos e Acompanhamento de um professor experiente. Os temas encontrados nas narrativas estão de acordo com as dificuldades expressadas por professores iniciantes na literatura especializada. Essas dificuldades são, no entanto, superadas ou atenuadas pelas orientações dos professores mais experientes, e, sobretudo, pela experiência adquirida nas atividades realizadas no RP que contribuem imensamente para o amadurecimento do licenciando na profissão.pt_BR
dc.title.enThe Experience in the Pedagogical Residency - an analysis through experience narrativespt_BR
dc.subject.ptbrNarrativa de experiência vividapt_BR
dc.subject.ptbrResidência docentept_BR
dc.subject.ptbrEducação ambientalpt_BR
dc.subject.enNarrative of lived experiencept_BR
dc.subject.enTeaching residencypt_BR
dc.subject.enEnvironmental educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3437617722263517pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1488422394078457pt_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_hgbarboza.pdf627,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.