Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75275
Tipo: | TCC |
Título: | Análise e desenvolvimento de proposta de ensino de Física com o software Algodoo |
Autor(es): | Sousa, Jackson da Silva |
Orientador: | Dias, Nildo Loiola |
Palavras-chave em português: | Software algodoo;Tecnologias da informação e comunicação (TICs);;Ferramenta de ensino de física |
Palavras-chave em inglês: | Algodoo software;Information and communication technologies (ICTs) |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SOUSA,J.S. Análise e desenvolvimento de proposta de ensino de Física com o software Algodoo. 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho destaca a importância da inovação da educação básica e a necessidade de incorporar ferramentas tecnológicas no ensino de física, enfatiza a importância da metodologia construtivista com o processo de ensino aprendizagem. Assim como fazer uma análise do livro "O Software Algodoo como possibilidade para o ensino de física" que traz como objeto de estudo o software Algodoo, pois trata-se de uma ferramenta tecnológica educacional capaz de tornar o aprendizado mais ativo e eficaz em sala de aula. Portanto é importante observar que o uso eficaz das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), representada aqui pelo Algodoo, combinada com a metodologia construtivista pode permitir que os alunos possam explorar conceitos físicos por meio de simulações interativas, experimentos virtuais e testes de hipóteses, trazendo uma abordagem pedagógica inovadora. Contudo, objetivo do estudo é examinar três lições propostas no livro utilizadas em aulas de física anos finais do ensino fundamental, analisar como os professores e alunos podem utilizá-las, e por fim propor uma atividade adicional que complementa e enriquece o conteúdo proposto no livro, que podem ampliar as oportunidades de aprendizado aprendizado. |
Abstract: | The present work highlights the importance of innovating basic education and the need to incorporate technological tools in physics teaching. It emphasizes the significance of the constructivist methodology in the teaching learning process. Additionally, it conducts an analysis of the book "Algodoo Software as a Possibility for Physics Teaching," which focuses on the Algodoo software as an educational technological tool capable of making learning more active and effective in the classroom. It is important to note that the effective use of Information and Communication Technologies (ICTs), represented here by Algodoo, combined with the constructivist methodology, can enable students to explore physi cal concepts through interactive simulations, virtual experiments, and hypothesis testing, bringing an innovative pedagogical approach. However, the study's objective is to examine three lessons proposed in the book used in upper grade physics classes, ana lyze how teachers and students can use them, and ultimately propose an additional activity that complements and enriches the content presented in the book. These activities can expand learning opportunities. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75275 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_jssousa.pdf | 722,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.