Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Nildo Loiola-
dc.contributor.authorSousa, Jackson da Silva-
dc.date.accessioned2023-12-13T18:34:59Z-
dc.date.available2023-12-13T18:34:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUSA,J.S. Análise e desenvolvimento de proposta de ensino de Física com o software Algodoo. 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75275-
dc.description.abstractThe present work highlights the importance of innovating basic education and the need to incorporate technological tools in physics teaching. It emphasizes the significance of the constructivist methodology in the teaching learning process. Additionally, it conducts an analysis of the book "Algodoo Software as a Possibility for Physics Teaching," which focuses on the Algodoo software as an educational technological tool capable of making learning more active and effective in the classroom. It is important to note that the effective use of Information and Communication Technologies (ICTs), represented here by Algodoo, combined with the constructivist methodology, can enable students to explore physi cal concepts through interactive simulations, virtual experiments, and hypothesis testing, bringing an innovative pedagogical approach. However, the study's objective is to examine three lessons proposed in the book used in upper grade physics classes, ana lyze how teachers and students can use them, and ultimately propose an additional activity that complements and enriches the content presented in the book. These activities can expand learning opportunities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise e desenvolvimento de proposta de ensino de Física com o software Algodoopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho destaca a importância da inovação da educação básica e a necessidade de incorporar ferramentas tecnológicas no ensino de física, enfatiza a importância da metodologia construtivista com o processo de ensino aprendizagem. Assim como fazer uma análise do livro "O Software Algodoo como possibilidade para o ensino de física" que traz como objeto de estudo o software Algodoo, pois trata-se de uma ferramenta tecnológica educacional capaz de tornar o aprendizado mais ativo e eficaz em sala de aula. Portanto é importante observar que o uso eficaz das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), representada aqui pelo Algodoo, combinada com a metodologia construtivista pode permitir que os alunos possam explorar conceitos físicos por meio de simulações interativas, experimentos virtuais e testes de hipóteses, trazendo uma abordagem pedagógica inovadora. Contudo, objetivo do estudo é examinar três lições propostas no livro utilizadas em aulas de física anos finais do ensino fundamental, analisar como os professores e alunos podem utilizá-las, e por fim propor uma atividade adicional que complementa e enriquece o conteúdo proposto no livro, que podem ampliar as oportunidades de aprendizado aprendizado.pt_BR
dc.subject.ptbrSoftware algodoopt_BR
dc.subject.ptbrTecnologias da informação e comunicação (TICs);pt_BR
dc.subject.ptbrFerramenta de ensino de físicapt_BR
dc.subject.enAlgodoo softwarept_BR
dc.subject.enInformation and communication technologies (ICTs)pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_jssousa.pdf722,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.