Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Marcos Antônio Araújo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcelo Victor Magalhães de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T18:11:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T18:11:39Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA,M.V.M. A Avaliação da aprendizagem de alunos com autismo na disciplina de Física em contexto de inclusão escolar: Um estudo de caso com turmas de 9° ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Fortaleza CE. 2023. 98 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75273 | - |
dc.description.abstract | The present work consists of a case study about the evaluation of the school learning of students with autism in the Physics subject in 9th year elementary school classes at a private school in the city of Fortaleza CE, aiming to analyze the influ ences of strategies for adapting written test questions and individual monitoring (mediation) practiced by the school with autistic students during assessments of the academic performance obtained by this group of students in the Physics subject in the 202 3 academic year. A questionnaire was carried out with a group of 5 students with autism spectrum disorder (ASD), as well as an interview with the segment's pedagogical coordinator to better understand this context of school inclusion. The grades obtained i n the Physics tests of students in the 9th year classes, including those with autism, in that subject were also analyzed, aiming to measure the academic performance of these students. The results point to a certain relativity in relation to the strategies adopted by the school during the evaluation process, as they contribute greatly to the performance of some autistic students, but are not as relevant to the academic performance of another part of these students. From this perspective, the importance of mo re consistent teacher training in knowledge regarding school inclusion and learning assessment processes stands out, as well as the need to train teachers who are more aware of the characteristics and particularities of students with Autism Spectrum Disord er, to that we have better decision making regarding strategies that contribute to the collective development of these students' Physics learning, given the variety of learning and support demands presented by individuals in this group. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Avaliação da aprendizagem de alunos com autismo na disciplina de Física em contexto de inclusão escolar: Um estudo de caso com turmas de 9° ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Fortaleza CE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho consiste em um estudo de caso a cerca da avaliação da aprendizagem escolar de alunos com autismo na disciplina de Física em turmas de 9º ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Fortaleza CE, tendo como objetivo analisar as influências das estratégias de adaptação de questões das provas escritas e acompanhamento individual (mediação) praticadas pela escola com os alunos autistas durante a realização das avaliações no desempenho escolar obtido por esse grupo de alunos na disciplina de Física no ano letivo de 2023. Foi rea lizado um questionário com um grupo de 05 alunos com transtorno do espectro autista (TEA) TEA), bem como uma entrevista com a coordenadora pedagógica do segmento para compreender melhor esse contexto de inclusão escolar. Também foram analisadas as notas obtidas nas provas de Física dos alunos das turmas de 9º a no, incluindo os autistas, visando uma aferição do desempenho escolar desse alunado. Os resultados apontam certa relatividade em relação às estratégias adotadas pela escola durante o processo avaliativo, visto que elas contribuem bastante para o desempenho de parte dos alunos autistas, mas não são tão relevantes para o desempenho escolar de outra parte desses discentes. Nessa perspectiva , destaca se a importância de uma formação docente mais consistente nos conhecimentos referentes aos processos de inclusão escolar e de avaliação da aprendizagem, bem como a necessidade de formar professores mais conscientes das características e particularidades dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, para que tenhamos uma melhor tomada de decisões a respeito de estratégias que contribuam para o desenvolvimento coletivo do aprendizado de Física desses alunos, dada a variedade das demandas de aprendizado e suporte apresentadas pelos indivíduos desse grupo. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Física | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Autismo | pt_BR |
dc.subject.en | Physics | pt_BR |
dc.subject.en | Learning | pt_BR |
dc.subject.en | Autism | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3292811393795929 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_mvmoliveira.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.