Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorGuedes, Francisca Danielle-
dc.date.accessioned2014-02-27T14:12:41Z-
dc.date.available2014-02-27T14:12:41Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGUEDES, F. D.; CASTRO FILHO, J. A. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7524-
dc.descriptionGUEDES, Francisca Danielle. Elaboração de aulas com suporte de objetos educacionais digitais: estudo de caso realizado em uma escola participante do projeto Um computador por aluno (UCA), em Fortaleza-CE. 2013. 102f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEducação - Processamento de dadospt_BR
dc.subjectPrograma Um Computador por Alunopt_BR
dc.titleElaboração de aulas com suporte de objetos educacionais digitais: estudo de caso realizado em uma escola participante do projeto Um computador por aluno (UCA), em Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO acesso a Internet possibilitou o compartilhamento e o acesso à variedade de recursos digitais, impactando, sobretudo na Educação, especialmente na forma de se realizar pesquisas. Com o intuito de disponibilizar objetos educacionais (OE) para o professor, o Ministério da Educação (MEC) tem desenvolvido uma série de iniciativas para disseminação de OE, como a Rede Interativa Virtual de Aprendizagem (RIVED), o Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). Além disso, o MEC possui outras iniciativas no sentido de divulgar e tornar acessíveis essas tecnologias na escola, como o E-PROINFO e o Programa Um Computador por Aluno (UCA). Por intermédio de um estudo de caso, de uma escola pública, foi investigado como os professores selecionam objetos educacionais digitais em contextos educacionais no âmbito do projeto UCA. Escolhemos como abordagem metodológica a pesquisa ação e, como estratégia de pesquisa, o estudo de caso, no qual nos utilizamos de técnicas como: entrevista semiestruturada, observação participante e questionário via e-mail. A pesquisa foi realizada com professores participantes de uma escola de Fortaleza contemplada com laptops do Projeto UCA. A partir desse trabalho, esclarecemos como os professores selecionaram os objetos educacionais e quais os critérios utilizados por eles para a escolha dos recursos. Respondemos também, quais as dificuldades encontradas por esses professores na ocasião da seleção dos objetos educacionais. Sobre os critérios de busca dos objetos, percebemos que a maioria dos professores prefere o que é mais atrativo (100%). Quanto à localização, a maioria das professoras tem uma metodologia de pesquisa orientada por temas, interesses pedagógicos e utilizava os motores de busca, e não os portais sugeridos pelo curso de formação. Além disso, nenhuma professora sabia da existência do BIOE, ferramenta apresentada na intervenção, o que demonstra que existe uma má disseminação das ferramentas desenvolvidas pelo Ministério da Educação.pt_BR
dc.title.enPreparation classroom with support of objects educational digital: case study performed in a participant school of the Project One Computer per Student (UCA) in Fortaleza - CEpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-dis-fdguedes.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.