Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75249
Type: | TCC |
Title: | As dificuldades de aprendizagem em Física durante a pandemia em Fortaleza |
Authors: | Sena, Nadson Luiz Viana de |
Advisor: | Coelho, Afrânio de Araújo |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Pandemia;Ensino emergencial remoto;Aula de física;Dificuldades de aprendizagem |
Keywords in English : | Pandemic;Emergency remote teaching;Physics class;Learning difficulties |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | SENA, N.L.V. As dificuldades de aprendizagem em Física durante a pandemia em Fortaleza. 2023. 34 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Em 2019 começava de maneira local na China o incentivo a medidas de isolamento social e o uso de máscaras para evitar a contaminação em massa pelo Novo Coronavírus (COVID-19). Tal epidemia se tornou então uma pandemia, e atingiu o Brasil, que precisou realizar medidas para a segurança de seus habitantes. Durante esse processo, as aulas foram paralisadas, porém posteriormente retornaram em um modelo nunca usado antes em larga escala, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este trabalho teve como objetivo avaliar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de física no período em que o ERE era a principal medida utilizada no Ceará e estabelecer conexões com as dificuldades vivenciadas pelos professores. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário padronizado, constituído por perguntas abertas e fechadas, respondido online (Google Forms) e sem a presença do pesquisador. Os dados investigados foram sobre as aulas: motivação, desenvolvimento das aulas, sequência didática, participação, recursos digitais, acompanhamento das aulas síncronas, didática da aula, interação e ERE (críticas, desempenho e dificuldades); e sobre o professor: aprendizado, dificuldades e perfil. A amostra deste trabalho foi constituída por 18 alunos regularmente matriculados no primeiro ano do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Ceará, no segundo semestre de 2023. Os resultados mostraram, em sua maioria, uma associação entre as dificuldades discentes e docentes, ressaltando a possibilidade da inserção, no ensino presencial, de recursos digitais nas práticas docentes pós-pandemia, com menor resistência da comunidade educacional e dificuldades metodológicas e tecnológicas. |
Abstract: | In 2019, China began to encourage social isolation measures and the use of masks to prevent mass contamination by the New Coronavirus (COVID-19). This epidemic then became a pandemic and reached Brazil, which had to take measures to ensure the safety of its inhabitants. During this process, classes were paralyzed, but later returned in a model never used before on a large scale, Emergency Remote Teaching (ERT). The aim of this study was to assess the difficulties in the teaching-learning process of Physics during the period when ERT was the main measure used in the state of Ceará, and to establish connections with the difficulties experienced by teachers. The instrument used to collect the data was a standardized questionnaire, consisting of open and closed questions, answered online (Google Forms) and without the presence of the researcher. The data investigated concerned the classes: motivation, class development, didactic sequence, participation, digital resources, monitoring of synchronous classes, class didactics, interaction and ERT (criticism, performance and difficulties); and the teacher: learning, difficulties and profile. The sample for this study consisted of 18 students regularly enrolled in the first year of the Undergraduate Degree in Physics at the Federal University of Ceará, Brazil, in the second semester of 2023. The results showed, in their majority, an association between student and teacher difficulties, highlighting the possibility of inserting digital resources into face-to-face teaching practices post-pandemic, with less resistance from the educational community and methodological and technological difficulties. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75249 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5595481756120163 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-5014-9319 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1578697770719732 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_nlvdesena.pdf | 472,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.